Cadastre-se

Trabalho remoto: como identificar golpes

Aqui na Impactar, detestamos os golpes de busca de emprego e estamos realmente interessados ​​em ajudar os candidatos a identificar e evitar oportunidades de emprego “boas demais para ser verdade”. Nosso CEO – Marcos, da Impactar, iniciou a empresa para combater os golpes frustrantes – e muitas vezes prejudiciais – fraudulentos no mercado de trabalho remoto .

É por isso que selecionamos manualmente todos os empregos e empresas antes de serem publicados em nosso site: para ajudar os candidatos a ficar em segurança e evitar fraudes na procura de emprego.

Trabalhos remoto sempre foram alvo de golpistas. No entanto, é provável que se torne um alvo ainda maior devido à pandemia de covid-19 . Infelizmente, muitas pessoas estão perdendo seus empregos devido à pandemia de coronavírus.

Os governantes proibiram a operação de empresas não essenciais, e por isso pode ser difícil encontrar um novo emprego. Os golpistas estão incrivelmente sintonizados com o fato de que alguns candidatos a emprego estão desesperados para ganhar dinheiro, e eles o usarão no recrutamento de novos profissionais que podem não estar acostumados a procurar empregos em casa.

Saber diferenciar oportunidades legítimas de trabalho de prejudiciais é a melhor maneira de se proteger na busca por um emprego remoto. Embora os golpes de emprego possam aparecer em qualquer profissão, temos uma lista dos golpes de pesquisa de emprego mais comuns que você deve conhecer.

Golpes de entrada de dados

Os golpes de entrada de dados ocorrem de várias formas, mas o tema comum é que eles prometem muito dinheiro para um trabalho que não exige muita habilidade. Os empregos nessa categoria geralmente exigem um pagamento adiantado para processamento ou treinamento e raramente pagam e são anunciados. Existem trabalhos legítimos de entrada de dados por aí, mas eles não anunciam salários extravagantes e não exigem um desembolso inicial de fundos.

Marketing em pirâmide

O marketing em pirâmide é ilegal e não tem base no comércio real. Normalmente, não há produto envolvido em um esquema de marketing em pirâmide, apenas a troca de dinheiro. Semelhante às cartas em cadeia, as pessoas investem no marketing em pirâmide porque acreditam que se beneficiarão dos investimentos feitos pelas pessoas que as seguem no programa. Para alguém ganhar dinheiro com um esquema de marketing em pirâmide, alguém deve perder fundos.

Envelopes de enchimento

Rechear envelopes é uma farsa que existe há muitos anos. Embora existam variações, esse golpe geralmente envolve a inscrição e o pagamento de uma taxa para “encher envelopes de casa”. Após a inscrição, você recebe um documento explicando como fazer com que outras pessoas comprem a mesma oportunidade de empacotamento de envelopes que você fez. Você ganha uma pequena comissão quando outra pessoa cai no golpe e paga a taxa não reembolsável.

Transferências

Popular entre os ladrões, os golpes de transferência eletrônica movimentam dinheiro rapidamente de uma conta para outra. É difícil reverter essas transações, tornando quase impossível recuperar fundos perdidos. Embora, às vezes, o pedido de transferência de dinheiro possa parecer legítimo, ele deve sempre ser cuidadosamente verificado. Sabe-se que os golpistas representam os executivos da empresa pedindo aos funcionários que transfiram dinheiro fraudulentamente de uma conta para outra.

Ofertas de emprego não solicitadas

As ofertas de emprego não solicitadas costumam aparecer na forma de emails de golpe de emprego. Essas ofertas não são procuradas pelo candidato a emprego e oferecem emprego imediato ou a oportunidade de entrevistar para um ótimo trabalho. Alguns golpistas até fingem pertencer a uma empresa ou diretoria de emprego bem conhecida de recrutamento e seleção, para convencer um candidato a emprego. Essas ofertas também podem ser acessadas pelas mídias sociais (como Facebook ou Instagram).

Mesmo o LinkedIn não é estranho a buscas de emprego e esquemas de recrutamento. É possível que um recrutador legítimo esteja contatando você sobre um trabalho legítimo. Também é possível que seja uma farsa. Os golpistas usarão o LinkedIn para alcançar as metas, sabendo que é mais provável que você não perceba o golpe porque a mensagem é enviada pelo LinkedIn. Trate todas as ofertas não solicitadas como uma fraude no emprego – não importa de onde elas venham.

Re-envio online

O re-envio online é uma fraude muito séria na busca de emprego, porque quem se cai no golpe sem querer se torna criminoso. A remessa, também conhecida como encaminhamento postal, é trabalho em casa que envolve reembalar e encaminhar mercadorias roubadas a clientes fora do Brasil. Embora tenha sido prometido um salário e reembolso pelas despesas de envio pagas do próprio bolso, aqueles que são vítimas desse tipo de golpe raramente recebem dinheiro.

Processador de descontos

Os trabalhos de processamento de descontos enganam os candidatos a emprego, prometendo alta renda em troca do processamento de descontos em casa. Geralmente, é necessária uma taxa não reembolsável de “treinamento” para começar como um processador de descontos. Em vez de simplesmente processar descontos, esse trabalho envolve criar anúncios para vários produtos e publicá-los na Internet. Uma pequena comissão é recebida quando alguém compra os produtos, parte dos quais é devolvida ao comprador como um desconto.

Montagem de artesanato / produtos

Os trabalhos de montagem em casa trabalham há muito tempo. A maioria das empresas que oferecem esses cargos exige que você pague uma taxa de inscrição e compre todos os suprimentos e materiais deles também. Sabe-se que as empresas rejeitam produtos acabados, independentemente da correspondência com a amostra do produto acabado.

Subsídios de progressão na carreira

Esse golpe é voltado para candidatos a emprego que podem querer ou precisar obter educação ou certificações extras para sua carreira. Normalmente, você recebe um e-mail solicitando a inscrição online para um subsídio de progressão na carreira que supostamente vem do governo e pode ser depositado diretamente na sua conta se aprovado.

Outros esquemas de busca de emprego a serem considerados

Usando URLs falsos

Você encontra uma lista de empregos on-line de uma empresa conhecida que oferece trabalhos em casa. Isso é bom demais pra ser verdade? A empresa é realmente a que afirma ser?

Os golpistas tentarão recriar o site da empresa legítima alterando levemente o endereço da web. Se você não está olhando de perto, pode não perceber que está em um site fraudulento. Por exemplo, um site da empresa real pode ter o endereço nome.empresa.com.br. Mas, quando você estiver vendo o site falso, o endereço nome da empresa. É uma mudança sutil, mas pode indicar que você não está no site real da empresa.

Acesso a informações financeiras pessoais

Essa poderia ser a tática de fraude mais antiga e mais conhecida dos livros. Até os golpistas mais experientes em tecnologia usam esse método porque ainda funcionam.

É verdade que, antes de iniciar um trabalho, você precisa fornecer ao seu empregador seu CPF. E como a maioria das empresas paga salários via depósito direto, você também precisará compartilhar suas informações bancárias. No entanto, se uma empresa solicitar essas informações com antecedência (como solicitar seu número de CPF em um pedido de emprego ou desejar suas informações bancárias antes que possam oferecer o emprego), o trabalho provavelmente será uma farsa.

Comunicação através de bate-papo

Os golpistas usam serviços de mensagens instantâneas para se comunicar e conduzir entrevistadores de emprego falsos com pessoas que procuram emprego. Embora conveniente, é raro garantir um emprego ou realizar uma entrevista de emprego com uma empresa legítima por meio de uma plataforma de bate-papo. Se você for abordado por meio de bate-papo, não se esqueça de solicitar que eles liguem para você e faça sua pesquisa antes de entrevistar para ver se os resultados geram sinais de alerta.

Como identificar golpes de emprego

  • Existem alguns sinais indicadores que indicam que um anúncio de emprego provavelmente é uma farsa:
  • O anúncio usa palavras que provavelmente são boas demais para ser verdade: dinheiro rápido, potencial de ganho ilimitado, trabalhos gratuitos em casa.
  • Há um senso de urgência, ou o recrutador está pressionando você para aceitar o trabalho agora. Qualquer empresa legítima não o levará a aceitar uma oferta de emprego imediatamente.
  • A publicação do trabalho ou e-mail apresenta erros gramaticais ou ortográficos óbvios.
  • Você é oferecido o trabalho sem um recrutador que verifique sua experiência profissional ou solicite referências.
  • A “empresa” possui um domínio de e-mail no gmail ou em outros provedores populares.
  • A descrição do trabalho é extraordinariamente vaga.

Como se Proteger

Embora alguém possa ser vítima de golpes de emprego, há algumas coisas que você pode fazer para manter-se seguro enquanto pesquisa online:

  • Faça sua lição de casa: pesquise a empresa e as pessoas que entram em contato com você. Que resultados você obtém ao pesquisar o nome da empresa + fraude?
  • Conecte-se à empresa: acesse diretamente o site da empresa e veja se o trabalho foi publicado na página de empregos.
  • Confie no seu instinto: se parece uma farsa, provavelmente é.

Pesquisa segura

Infelizmente, à medida que os esforços para conter a propagação do COVID-19 continuam, mais pessoas podem se encontrar sem emprego. O trabalho remoto oferece empregos legítimos para os trabalhadores em quase todos os campos. Mas, também é uma área propícia a fraudes. Seja inteligente e pesquise com segurança e leia mais sobre como identificar e evitar fraudes na procura de emprego .

A Impactar oferece uma experiência de busca de emprego sem fraudes. Faça um teste grátis e saiba mais sobre a assinatura.

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *