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SEO Google: guia para iniciantes

O que é SEO?

SEO – Seach Engine Optimization ou em tradução livre Otimização de sites para mecanismos de busca. Práticas de SEO basicamente são tudo aquilo que é feito no site para adequar as regras do Google.

O Google possui várias regras que são usadas para classificar em que posição os seu site deve aparecer nos resultados da busca. Dizem que são mais de 200, as principais são conhecidas, mas a maioria não.

Tipos de SEO

Temos dois tipos de seguimento:

On-page tudo que é feito no conteúdo do seu site. Atitudes que você faz dentro do seu site. Basicamente seu conteúdo tem que estar dentro do padrão. Aqui você tem controle de tudo.

Off-page tudo que é feito fora do site para melhorar o SEO. Comportamento que acontece fora do seu site que mostra para o Google que seu site é relevante. Basicamente são links que você recebe de outros sites, além de compartilhamento em redes sociais. É mais complicado para você controlar, pois depende de ações feitas fora do seu site.

Porque SEO é importante?

É considerado por muitos como um dos tráfegos mais qualificados que existe, pois o usuário está com uma intenção no assunto, por que fez uma busca no Google.

O acesso que vem do SEO é muito diferente de um acesso que vem de anúncio, banner ou pop-up que simplesmente atrapalha a navegação do usuário.

Além disso, é gratuito (só depende de você e de sua dedicação) e se for crescente, se tiver consistência, a tendência é se multiplicar.

Foco inicial

Usuário

Otimize o seu site de forma que o conteúdo seja relevante para o usuário. O Google está cada vez mais inteligente, portanto não tente manipular ou usar táticas duvidosas. Pense que o Google quer prestar um bom serviço para o usuário, por isso busque isso você também, quando for criar um conteúdo.

Palavra-chave

São os guias para o que vai ser escrito, por isso tudo vai ser baseado nas palavras-chaves. O que seu público já tem interesse, já busca é o que você vai entregar para eles em forma de conteúdo.

Títulos

Pense bem no que você vai escrever no título, pois se o título não for bom, tudo o que vier em seguida não vai ser bom também, em outras palavras: todo o resto não vai servir para nada. Por isso foque em criar um título que chame bastante atenção e que tenha a palavra-chave no início.

Conteúdo relevante

O usuário mostra para o Google quando um conteúdo é bom ou não. Por isso se ele entrar no seu artigo e clicar em voltar em até 15 segundo depois, o Google vai entender que é porque ele não é bom. O Google mede a experiência do usuário no seu site, por isso vale a pena investir em boas imagens e nos conteúdos. Tudo tem que fazer sentido e ter uma boa consistência para chamar a atenção do usuário.

Consistência

A consistência é uma das principais chaves de sucesso do SEO, além disso, você deve se manter ativo. Não adianta nada postar um conteúdo em um período e depois ficar um longo período sem publicar nada. O ideal é publicar um conteúdo novo a cada 2 semanas.

Como começar

Otimizar o site de uma forma geral

Recomendo fortemente que você use o WordPress, que é uma excelente opção para os que não tem conhecimento em HTML, além de intuitivo e fácil de usar é hoje o CMS número um do mundo. Para começar faça uma otimização básica, além de instalar o plug-in Yoast!

Conteúdo

Conteúdo denso, com profundidade com bastantes imagens dos principais tópicos principais do site (+ 1500 palavras) a cada 15 dias.

Conteúdo normal a cada semana (+ 800 palavras) dos tópicos secundários.

Variedade de conteúdos (o Google entende texto) vídeos, infográficos e podcasts precisam ser transcritos. Não se esqueça de transcrever os conteúdos que não são textos.

Nunca deixe um conteúdo duplicado no site, acesse o Google Search Console e confira se tem algum conteúdo duplicado no seu site.Focar em Long Tail. É mais fácil ranquear com palavras de calda longa, pois os grandes sites já ranquearam com head tail. Faça uma pesquisa e comece por baixo.

Ferramentas

Para te auxiliar nessa tarefa, não deixe de se valer de tudo que está ao seu alcance. Use sem moderação:
CMS: WordPress
Plugin: Yoast SEO
Ferramenta SEO: Ubersuggest
Monitoramento do site: Search Console

Conclusão

Portanto fazer SEO não é um bicho de sete cabeças. Com bastante disciplina e um pouco de conhecimento é possível conseguir bons resultados. Se eu fosse te dar uma dica, dirá que consistência é tudo. O seu site só vai conseguir resultado depois de um bom tempo (seis meses no mínimo), por isso não desista e mantenha a cadência. No final o resultado vai valer a pena.

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

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