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Projeto online: como construir

Construir um projeto online é uma tarefa que requer cuidado, planejamento e muitas horas de dedicação. Mas como construir um projeto online de sucesso? Esse artigo responde essa e outras perguntas, e pode te ajudar a definir quais estratégias digitais podem ser utilizadas.

Como construir um projeto online?

Através do marketing digital que é possível criar conteúdos e construir um projeto online do zero. Para facilitar o entendimento do assunto, dividimos tudo em três partes:

  1. Proposta de valor
  2. Segmentação de público-alvo
  3. Como divulgar a seu projeto online

Proposta de valor

Determina o que o seu projeto vai entregar para a seu público-alvo. Ela te ajuda a mostrar de forma clara e objetiva o valor que o seu produto ou serviço terá no mercado.

Ideia

Está na hora de começar o seu negócio, portanto você precisa saber comunicar a ideia central do seu projeto. Se estiver em dúvida, você pode aprender como gerar ideias criativas.

Objetivo da sua ideia

É muito comum no início do projeto não termos um ideia clara do seu real objetivo, por isso é importante focar no que você deseja alcançar e qual o seu propósito com essa ideia de projeto.

Nome para o seu projeto

No início do projeto anote tudo que vier a mente e liste algumas opções se ainda estiver em dúvida. Antes de escolher o nome, veja se o domínio “.com” e/ou “.com.br” estão librados para registro.

Qual o tipo de conteúdo que você quer publicar em seu site?

Você precisa saber que tipo de conteúdo quer publicar em seu site. Vá além de textos e imagens. Portanto enriqueça o seu projeto com gráficos, vídeos, áudios, ícones. Abuse dos recursos visuais.

Segmentação de público-alvo

A segmentação de público te ajuda a entender e definir quais são os grupos de pessoas ou organizações, que possuem em comum o interesse pelo seu produto e/ou serviço.

Para quem é a sua ideia?

Com a definição da ideia é possível direcionar melhor os esforços do seu projeto e descobrir quem é o seu público alvo. Isso te ajuda também a identificar quem são essas pessoas e quais suas principais características.

Faixa etária do público-alvo

Quanto mais específico mais focado será as suas ações. Saber identificar a idade do público que você deseja atingir com o seu projeto, vai te ajudar a concentrar os seus esforços de marketing.

Com o que seu público trabalha?

Saiba que a sua ideia pode resolver uma dor específica. Faça uma pesquisa e identifique qual é (ou quais são) a ocupação profissional destas pessoas, e tente ser o mais específico possível.

Como ele se informa?

Atualmente as pessoas se informam por diversas fontes de informação, sejam elas E-mail marketing, Redes sociais, blogs e portais de notícia, Televisão, Jornais, revistas, Rádios e podcasts. Liste todas.

Como divulgar a seu projeto online

A divulgação é uma etapa importante do seu projeto, pois é através da divulgação que a sua ideia chega até o seu público-alvo. Use as redes sociais, técnicas de SEO, e-mail marketing e outras para propagar a mensagem do seu produto ou serviço na internet.

Quais são as redes sociais que seu público mais usa?

Faça uma lista das redes sociais que o seu público-alvo mais usa, e crie um perfil para o seu projeto nelas. Você deve focar nos canais que o seu público-alvo mais utiliza.

Apareça no Google

Posicionamento orgânico? Tráfego pago? Tudo dependerá do objetivo inicial e momento do projeto. Faça uma lista de prioridades e ações que serão necessárias para que seu projeto seja visto.

Checklist

Checklist de como construir um projeto online:

  • Qual sua ideia?
  • Qual o objetivo da sua ideia?
  • Você já tem um nome para o seu projeto?
  • Qual o tipo de conteúdo que você quer publicar em seu site?
  • Para quem é a sua ideia?
  • Qual a faixa etária do público-alvo?
  • Com o que seu público trabalha?
  • Como ele se informa?
  • Quais são as redes sociais que seu público mais usa?
  • O que é preciso para aparecer no Google?

E ai, o que achou? Escreva um comentário para nós.

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

9 Comments

  1. Depois de ler isso, achei que era bastante esclarecedor. Agradeço por você ter encontrado tempo e energia para montar este conteúdo. Mais uma vez, encontro-me pessoalmente gastando uma quantidade significativa de tempo lendo e deixando comentários. Mas e daí, ainda valeu a pena! Cari Ryan Claudell

  2. Olá! Gosto muito da sua escrita! Porcentagem que comunicamos extra sobre seu artigo na AOL? Preciso de um especialista nessa área para desvendar meu problema. Talvez seja você! Estou ansioso para ver você. Helena Antoine Tim

  3. Olá. Descobri seu site por meio do Google ao mesmo tempo em que pesquisava um assunto relacionado, seu site apareceu. Parece ótimo. Eu marquei isso em meus favoritos do google para voltar então. Morro Dosi Amaleta

  4. Seu estilo é realmente único em comparação com outras pessoas de quem li coisas. Obrigado por postar quando você tiver a oportunidade, acho que irei apenas marcar este blog. Berry Rees Hatti

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