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Como fazer um Plano de Marketing

O método para fazer o planejamento do marketing digital tomando como base a definição dos objetivos, pesquisa e identificação do público alvo, definição dos canais, produção de conteúdos a serem veiculados, configuração das metas no Google Analytics e traqueamento das peças veiculadas visando o monitoramento dos resultados.

Definição dos objetivos

Ao definir um objetivo você deve especificar claramente o que deseja com as ações de marketing digital. É importante que as metas também sejam estabelecidas juntamente com as métricas e KPIs que serão utilizados para medir o resultado de tudo o que for executado a partir do planejamento aprovado.

Pesquisa e identificação do público alvo

A pesquisa das características do público alvo pode ser feita por meio de diversas ferramentas na internet. Após essa análise é possível traçar o perfil deu um determinado público e adequar o conteúdo e a linguagem a ser produzido. Logo após essa etapa crie uma Persona, que nada mais é que a personificação do seu público.

Definição dos canais a serem utilizados

Identificar e monitorar os canais que serão utilizados no início da campanha são de fundamental importância, pois permite saber qual canal está gerando mais tráfego e conversão. Atualmente temos oito canais para as campanhas de marketing digital, são eles: Orgânico, Direto, Busca Paga, Display, E-mail, Social, Referência e Outros.

Produção de conteúdos a ser veiculado

Ao desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o púbico alvo, deve-se levar em conta que a comunicação parte do princípio da afinidade de interesses. É preciso disponibilizar conteúdo informativo, como os encontrados em blogs antes de se fazer qualquer tipo de oferta, pois o consumidor busca informações antes de comprar alguma coisa.

Cronograma de ações

Para se criar a sinergia no marketing digital é preciso que seja definido um cronograma de ações. Dessa forma é possível explorar o potencial de alavancagem que os diversos canais podem proporcionar, tais como: peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais que precisa estar alinha em termos de veiculação.

Configuração das metas no Google Analytics

De nada adianta executar tudo o que foi planejado, se no final não se poder aferir o resultado das ações de forma isolada. Por isso é importante configurar o monitoramento do Google

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

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