Cadastre-se

Os piores medos para se abrir um negócio

É normal que na hora de abrir um negócio você sinta aquele friozinho na barriga que demonstra o medo. No entanto, seguir a diante é essencial para que você seja capaz de ganhar muito dinheiro.

Afinal de contas, sendo dono do seu próprio negócio você se torna capaz de ser dono também do seu tempo. Logo, mesmo com as sensações que abrir um negócio podem causar é preciso não se deixar paralisar.

Para lhe tranquilizar, fique ciente de que existem outras pessoas nessa mesma situação que você. Inclusive, abaixo você encontra os piores medos presentes na hora de se montar um negócio.

Não saber por onde começar

Grande parte dos empreendedores possuem boas ideias em mente, mas simplesmente não sabem como começar a botar em prática. O grande problema é que essas pessoas querem tudo de forma perfeita, esperando assim o momento ideal.

Contudo, o que talvez você não saiba é que esse momento não existe, logo necessário lançar o seu negócio assim mesmo, pois muitas coisas só se encaixam com o tempo.

Para facilitar esse processo, busque referências dentro do seu mercado, encontre alguém para se espelhar, procurando histórias que são parecidas como a sua. Como resultado, você vai se sentir mais animado e disposto, acabando assim de uma vez por toda com esse medo de não saber pode começar.

Acreditar que é necessário ser um especialista

Um dos piores medos para se abrir um negócio é acreditar que é necessário ser um especialista para empreender. A realidade é que você não precisa dominar todas as técnicas e tendências do mercado.

Para iniciar, é necessário apenas conhecer bem o produto ou serviço que você vai trabalhar. Então, as questões que você não sabe, seja elas quais forem, é só ir em busca de respostas.

Na verdade, esse é um requisito bem básico na hora de montar um negócio, pois é preciso estar em constante evolução dentro da sua área.

Sendo assim, querendo ou não, ser chamado de especialista é só mais um rótulo, pois ninguém domina todos os conhecimentos de um mercado.

Não ter recursos suficientes

Não ter recursos suficientes é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes medos na hora de se abrir qualquer negócio. Contudo, você pode evitar esse tipo de receio fazendo um levantamento financeiro coerente referente ao seu projeto.

Como resultado, você vai ser capaz de determinar de forma mais exata possível os valores iniciais que você vai precisar. Logo, basta que você se prepare para suprir as demandas financeiras da sua empresa.

Além disso, é muito provável que com o tempo ela comece a lhe retornar os valores investidos. Aliás, vai chegar um momento que o seu negócio vai lhe fornecer lucro, que é exatamente o foco quando se fala em abrir um negócio.

Não acreditar em você mesmo

É normal que ao tentar empreender as pessoas não acreditem em você, o que gera o medo de não acreditar em si mesmo também. Entretanto, fique ciente de quem ninguém consegue conter uma pessoa prestativa, motivada e ética, especialmente no campo profissional.

Por consequência, é primordial que você acredite em você para que os resultados positivos comecem a surgir no seu negócio. Para isso, deixe de lado o hábito de se comparar as pessoas e nem se critique demais.

Afinal, se você continua estudando e se capacitando a sua empresa vai ter tudo para funcionar a todo vapor.

Não conseguir clientes

O medo de não conseguir clientes é capaz de paralisar qualquer pessoa que estar na luta por abrir seu próprio negócio. Ora, como você vai conseguir obter o valor investido e alcançar lucros se o seu negócio não tem consumidores, não é mesmo?

Entretanto, esse tipo de receio e questionamentos não podem fazer parte da sua jornada. O motivo para isso é se você trabalhar com ética, responsabilidade e profissionalismo, com certeza você vai ser capaz de conquistar vários clientes.

Assim sendo, entenda que para todo produto ou serviço existente no mundo há também um cliente. Além disso, existem ferramentas e estratégias que fazem com que você consiga atrair vários consumidores para o seu negócio.

Em todo caso, o principal para abrir um negócio e superar esse medo é trabalhar com vontade, entregando sempre o melhor de si.

Não ganhar o suficiente para recuperar o investimento

Você sabia que a definição de empreendedor envolve assumir riscos financeiros para operar uma empresa?

Então, esse medo de não ganhar o suficiente para recuperar o investimento é muito mais comum do que se imagina e realmente pode acontecer. No entanto, se você não enxergar resultados no seu negócio de início imediato o ideal é continuar trabalhando.

Afinal de contas, se você parar antes de obter lucro é muito provável que você nunca vá ter lucro. E sair antes de lucrar significa que você jogou todo o capital de investimento fora.

Portanto, não abandone o barco assim tão facilmente, seja persistente na hora de abrir um negócio. Além disso, se algumas táticas não oferecerem resultados, busque novas alternativas, mas não desista fácil.

Não saber lidar com o crescimento

Parece estranho, mas é verdade, existem pessoas que na hora de empreender têm medo de lidar com o crescimento. Isto porque, quando o negócio atinge um patamar alto novas responsabilidades vão surgindo.

É bem provável que a empresa passe a exigir mais e nem sempre as pessoas estão preparadas para isso. Então, se esse é um receio seu também fique ciente de que é possível driblá-lo de maneira muito fácil.

Para isso, basta que você monte uma equipe profissional e delegue tarefas para as pessoas dos cargos de maior confiança. Assim sendo, você vai conseguir crescer mais e mais sem ter medo de colocar tudo a perder.

Conclusão

Todos esses medos são comuns na hora de abrir um negócio, mas é preciso usá-los como um gás a mais. Isso porque, eles precisam lhe impulsionar em direção a vida que você sonhou, de liberdade e independência financeira.

Por isso, use todas as informações que você aprendeu aqui e supere esses receios para conseguir ter a sua própria empresa.

E ai, o que achou? Escreva um comentário para nós.

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *