Cadastre-se

Método de otimização

Os Gestores e Tráfego sabem que dominar o Método de otimização de campanhas é tão importante quanto saber escolher um produto para anunciar. Essa habilidade é fundamental para se ter sucesso no tráfego direto ou tráfego perpétuo.

Principais itens do Método de Otimização

Os 4 itens essenciais são: PO, PV, RM e TF, onde:

  • PO – Público óbvio
  • PV – Página de vendas
  • RM – Remarketing
  • TF – Tráfego frio

Sendo que os 4 itens se relacionam entre sim. O público óbvio se relaciona com o tráfego frio e a página de vendas se relaciona com o remarketing.

PO – Público Obvio

Sempre que você for começar uma campanha, é ideal você escolher um público que tenha uma coo-relação com o seu produto.

Uma vez que você se comunica com um público que já se relaciona com o seu produto. A dica aqui é usar o Audience Insigths.

Aos poucos você pode ir testando outros públicos, mas deixe sempre a maior parte do tráfego para o público óbvio.

TF – Tráfego Frio

Você sempre precisa ter mente que precisa ter ROI com o tráfego frio, pois se você deixar o ROI só para o remarketing, o seu tráfego vai ficar caro.

O padrão é ter sempre 100% de ROI no tráfego frio, pois quando chegar no remarketing, eu vou maximizar o resultado da campanha.

Para o seu tráfego frio ser considerado bem feito, você precisa prestar a atenção em duas coisas: otimização e criativo.

O grande erro das pessoas quando estão começando e criar um anúncio sem saber o que está anunciando.

Um exemplo clássico de quem anuncia para um público óbvio e consegue analisar as métricas que relacionadas ao criativo.

O criativo tem a função de levar as pessoas para a página de vendas e consequentemente ele tem influência no CTR.

Quanto melhor for o criativo, mais pessoas você vai levar para a página de vendas.

PV – Página de Vendas

A página de vendas é uma das coisas mais importantes no tráfego direto. Ela precisa ter uma copy persuasiva, caso contrário você nem precisa fazer campanha.

A métrica mais importante na página de vendas é o IC (finalização de compra). Quanto mais conexão com a dor a página tiver, melhor vai ser as métricas. O segredo aqui é fazer otimização sempre que for possível.

RM – Remarketing

Todos os elementos tem importância dentro do método de otimização. A função de remarketing é quebrar objeções. Portanto isso nunca use os mesmos anúncios do tráfego frio aqui.

A quebra de objeções tem que ser baseada nos comentários que o seu público fez. Tudo está coo-relacionado, portantto se você faz um acompanhamento das objeções, fica mais fácil quebrá-las. Assim você tem uma visão geral das principais dúvidas e como resultado pode colocar isso na sua página de vendas e no criativo do remarketing.

Se você errar a mão no público, tráfego frio e página de vendas, automaticamente vai prejudicar o trabalho do remarketing. Você precisa saber controlar toda a estrutura para ter sucesso com o tráfego perpétuo.

Usando o Método de Otimização em Anúncios que ainda não venderam

O maior erro de quem faz anúncios não é fazer anúncios que não vende, e sim não aprender com os erros.

Otimização com anúncios que já converteram

Você precisa aprender a identificar padrões de conversão, e consequentemente prever o que pode acontecer com o anúncio caso você não faça nenhuma otimização. A otimização no conjunto pode ser feita em: gênero, idade e posicionamento. Após identificar o padrão faça a otimização do anúncio.

Como identificar o CPA ideal?

Supondo que o valor do produto é R$100,00, o seu CPA ideal é 100,00/2 = 50,00 (caso queira 100% de ROI). Nesse exemplo cada conjunto precisa converter com um CPA de no máximo 50,00.

Conculsão

  • No Método de Otimização é importante você manter o equilíbrio entre, público óbvio, tráfego frio, página de vendas e remarketing.
  • Deixe sempre a vista os itens de otimização e o valor do seu CPA da sua campanha.
  • Quando um anúncio não converter, o certo é tentar fazer uma otimização e caso ele bata o CPA, o certo é parar a veiculação.
  • Se um anúncio parar de converter, pause ele por um período e depois retorne a campanha e monitore para ver se volta a converter.

E aí, tá com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário, que iremos responder.

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *