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Hábitos Atômicos: James Clear

O livro Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus de James Clear. O autor defende que Pequenas Mudanças, Resultados Impressionantes.

O autor  revela como estratégias práticas que usam, exatamente, como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes.

Melhore 1% ao dia

Pequenas partículas executas várias vezes que mudam a vida das pessoas. A forma como as coisas estão organizadas no ambiente também interferem nos resultados que obtemos.

Entender os hábitos e controlá-los faz toda a diferença e te ajuda a controlar a liberdade de tempo e dinheiro. A sua conta bancária é o reflexo dos seus hábitos financeiros.

Hábitos atômicos são fonte de um enorme poder

James diz que você não é aquilo que você fala, você é aquilo que você faz. Por isso pessoas bem sucedidas são resultado de bons hábitos.

Pequenas mudanças executadas com consistência geram grandes mudanças a longo prazo. O hábito é uma rotina ou prática executada constantemente. O atômico é a unidade resumida de um sistema maior.

O autor nos lembra que todas as grandes coisas começam pequenas. E com os mesmos hábitos você só consegue atingir os mesmos resultados.

Estágios da mudança de hábito

  1. Estimulo (recompensa);
  2. Desejo (motivação);
  3. Resposta (pensamento ou ação);
  4. Recompensa (objetivo final).

Leis da mudança de comportamento

  1. Torne o hábito claro (consciência de tudo o que é feito no dia a dia) anotar + ou – em cada um (formula: “eu vou ” ou “depois de eu vou;
  2. Torne o hábito atraente (empilhamento de hábito com empacotamento) hábito que eu quero – depois de e vou _ hábito que eu quero” faça parte de grupos de pessoas que fazem o que você quer;
  3. Torne o hábito fácil (repetição é a melhor forma que um hábito apareça, depois de criar focar em melhorar) regra dos 2 minutos todos os dias, fazer a coisa certa todos dos dias, deletar o aplicativo ou criar uma barreira que impeça de realizar o hábito;
  4. Torne o hábito satisfatório (sensação de prazer imediato) ignorar a recompensa imediata focando no benefício futuro, comemorar os pequenos progressos (usar um App para rastrear os hábitos ou calendário) disparar a dopamina de prazer.

Foque-se em se tornar o tipo de pessoa que deseja ser

Quanto mais orgulho tiver da alguma coisa, maior será a sua identidade com aquilo. Por isso se esqueça as metas, concentre-se nos sistemas (processos que te levam ao resultado).

Se focar no sistema a meta vai ser batida automaticamente. Alcançar uma meta é uma conquista momentânea, e por isso as metas restringem nossa felicidade.

Quando nos apaixonamos pelo sistema você se satisfaz com a caminhada. E assim o seu compromisso com o processo é que vai te motivar.

Inversão das leis de mudança de comportamento

  1. tornar o hábito invisível;
  2. tornar o hábito desinteressante;
  3. tornar o hábito difícil;
  4. tornar o hábito insatisfatório.

Por que é difícil mudar um hábito?

Tentamos mudar a coisa errada, da forma errada, e baseamos tudo em resultados. Mudar a crença por trás do comportamento, o poder por mudar a crença é seu.

Por isso procure jogar um jogo que seja mais fácil para você. Se escolher errado, sua vida será uma vida de luta. Qualquer um que se esforça 25% a mais, consegue ser melhor que os outros que não se esforçaram.

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

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