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Hábitos Atômicos: James Clear

O livro Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus de James Clear. O autor defende que Pequenas Mudanças, Resultados Impressionantes.

O autor  revela como estratégias práticas que usam, exatamente, como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes.

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Pequenas partículas executas várias vezes que mudam a vida das pessoas. A forma como as coisas estão organizadas no ambiente também interferem nos resultados que obtemos.

Entender os hábitos e controlá-los faz toda a diferença e te ajuda a controlar a liberdade de tempo e dinheiro. A sua conta bancária é o reflexo dos seus hábitos financeiros.

Hábitos atômicos são fonte de um enorme poder

James diz que você não é aquilo que você fala, você é aquilo que você faz. Por isso pessoas bem sucedidas são resultado de bons hábitos.

Pequenas mudanças executadas com consistência geram grandes mudanças a longo prazo. O hábito é uma rotina ou prática executada constantemente. O atômico é a unidade resumida de um sistema maior.

O autor nos lembra que todas as grandes coisas começam pequenas. E com os mesmos hábitos você só consegue atingir os mesmos resultados.

Estágios da mudança de hábito

  1. Estimulo (recompensa);
  2. Desejo (motivação);
  3. Resposta (pensamento ou ação);
  4. Recompensa (objetivo final).

Leis da mudança de comportamento

  1. Torne o hábito claro (consciência de tudo o que é feito no dia a dia) anotar + ou – em cada um (formula: “eu vou ” ou “depois de eu vou;
  2. Torne o hábito atraente (empilhamento de hábito com empacotamento) hábito que eu quero” faça parte de grupos de pessoas que fazem o que você quer;
  3. Torne o hábito fácil (repetição é a melhor forma que um hábito apareça, depois de criar focar em melhorar) regra dos 2 minutos todos os dias, fazer a coisa certa todos dos dias, deletar o aplicativo ou criar uma barreira que impeça de realizar o hábito;
  4. Torne o hábito satisfatório (sensação de prazer imediato) ignorar a recompensa imediata focando no benefício futuro, comemorar os pequenos progressos (usar um App para rastrear os hábitos ou calendário) disparar a dopamina de prazer.

Foque-se em se tornar o tipo de pessoa que deseja ser

Quanto mais orgulho tiver da alguma coisa, maior será a sua identidade com aquilo. Por isso se esqueça as metas, concentre-se nos sistemas (processos que te levam ao resultado).

Se focar no sistema a meta vai ser batida automaticamente. Alcançar uma meta é uma conquista momentânea, e por isso as metas restringem nossa felicidade.

Quando nos apaixonamos pelo sistema você se satisfaz com a caminhada. E assim o seu compromisso com o processo é que vai te motivar.

Inversão das leis de mudança de comportamento

  1. tornar o hábito invisível;
  2. tornar o hábito desinteressante;
  3. tornar o hábito difícil;
  4. tornar o hábito insatisfatório.

Por que é difícil mudar um hábito?

Tentamos mudar a coisa errada, da forma errada, e baseamos tudo em resultados. Mudar a crença por trás do comportamento, o poder por mudar a crença é seu.

Por isso procure jogar um jogo que seja mais fácil para você. Se escolher errado, sua vida será uma vida de luta. Qualquer um que se esforça 25% a mais, consegue ser melhor que os outros que não se esforçaram.

About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

2 Comments

  1. Estou gostando muito do tema / design do seu site. Você já se deparou com problemas de compatibilidade do navegador?

    Alguns dos leitores meu blog reclamaram do meu blog, não
    funcionando corretamente no Explorer, mas parece ótimo no Opera.

    Você tem alguma solução para ajudar a resolver esse problema?

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