fbpx

Gestor de tráfego: como conseguir clientes

Como conseguir clientes atuando como gestor de tráfego? Para responder à essa e outras perguntas eu gosto de usar a frase do Bill Gates que diz: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios.” A profissão de gestor de tráfego nada mais é que você conseguir arrumar clientes para os seus clientes.

Então, é por isso que um dos meios mais utilizados são as redes sociais para fazer anúncio no Facebook, Instagram, Google e Youtube. Mas qual é a principal diferença entre cada um deles? Basicamente, são empresas que vendem produtos ou serviços que as pessoas não necessitam, mas vão comprar ou contratar se forem apresentadas.

Quais soluções do Google podem ser usadas pelo Gestor de Tráfego?

Existem 4 tipos de serviços do Google que podem ser oferecidos pelo Gestor de Tráfego.

A rede de busca do Google é o serviço mais famoso, são os links patrocinados. Você compra palavras-chaves dentro da plataforma do Google e ao invés de esperar o tempo passar para que se posicione organicamente para aquele termo, você pode cortar esse caminho ao comprar essas palavras específicas.

Atualmente é a principal ferramenta de marketing que o Google oferece, responsável por aproximadamente 85% da receita de todos os produtos que ele tem para oferecer.

É a rede de parceiros do Google, onde eles vão oferecer espaços gráficos para que mensagens sejam veiculadas. Para quem não sabe, todos os anúncios visualizados no Youtube são criados na plataforma do Google Ads.

Qual produto o cliente do Gestor de Tráfego precisa?

Eu fiz uma breve introdução sobre as soluções que o Google Ads oferece para as campanhas. Apesar de todos esses serviços estarem na plataforma do Google Ads, as soluções devem ser usadas de maneiras diferentes.

Negócio local de serviço

São empresas que oferecem serviços, não somente negócios locais, mas empresas que prestam serviço para outras empresas. Produtores digitais, são pessoas que querem vender cursos, conhecimento online. Como mencionei anteriormente, é a principal solução que o Google Ads oferece para o mercado. Ela costuma trazer o maior índice de resultado, te permite comprar exatamente a palavra que representa o estágio de compra do seu cliente ou lead.

Empresas de serviços

Sempre ofereça esse tipo de serviço para o seu cliente, porque é muito provável conseguir entregar. O vídeo é uma das principais formas de conseguir passar o conteúdo e o Youtube, apenas atrás da rede de busca do Google, é o segundo maior buscador do mundo. O seu conteúdo precisa estar nessa plataforma, porque ela agrega a maior parte de pessoas que estão buscando por conhecimento, entretenimento e é um ótimo momento para transformar um espectador em cliente.

Hora da dica para Gestores de Tráfego!

Comece pelo Facebook Ads, porque com ele você consegue impactar todos os tipos de negócios, te proporcionando uma experiência mais avançada. Utilize a rede de pesquisa como a segunda plataforma de Ads, dessa forma você adquire conhecimento.

Quais são os pré-requisitos para fazer uma captação e conseguir transmitir a autoridade para quem te contratar?

Enquanto profissional de marketing digital, se não tiver uma boa comunicação online, não tiver uma rede social, um site, você perde ponto com esse cliente, na percepção de valor que ele terá. Possuir um portfólio pronto para gerar credibilidade com novos clientes, e se estiver começando, ofereça os serviços para pessoas próximas.

Caso não tenha nenhum cliente, ofereça seus serviços até por período gratuito em troca de visibilidade. Dessa forma, você consegue validar seus conhecimentos e as entregas.

Se você faz uma gestão de tráfego onde não entrega resultado para o seu cliente é um investimento que não funciona. Estude mais, porque a ferramenta funciona desde que seja trabalhada da maneira correta e dessa maneira vai conseguir clientes atuando como gestor de tráfego.

Prospecção offline

Já na prospecção offline, você precisará ir atrás dessas pessoas. Todos esses pequenos empresários que precisam fazer parte do mundo digital e que há pouco tempo criaram o Instagram ou não movimentam, tem um site que não é atualizado. Sendo assim, você pode oferecer o seu serviço para esses pequenos prestadores e conseguir clientes atuando como gestor de tráfego. Dessa forma, elas vão se interessar porque está falando sobre dinheiro, sobre atrair novos clientes e isso interessa muito.

Prospecção online

Existem sites onde as pessoas normalmente publicam trabalhos e buscam profissionais para fazer anúncios. De modo que o trabalho nessa prospecção é conversar com o cliente, mostrar o seu trabalho, o quanto cobra e o resultado que consegue entregar.

Alinhe com o cliente as expectativas, mostre até onde vai o seu trabalho e o que não fizer parte, você pode oferecer cobrando um adicional.

Repare que não é simplesmente falar que irá fazer o tráfego, veja a percepção que a pessoa terá se você simplesmente cobrar um preço sobre o serviço e por outro lado, você ter uma proposta comercial. Por exemplo, elas estão muito mais preocupadas se o valor que você cobra entregará os resultados que está propondo, se passa profissionalismo, segurança.

Dessa forma conseguirá captar seus primeiros clientes de uma maneira simplificada, não quer dizer que será fácil. Porque será preciso conversar com essas pessoas, porém elas já estão demonstrando interesse na contratação.

Pesquisas no Google

Determine um nicho específico que quer atender, busque no Google o nome daquele segmento específico e vai até a terceira ou quarta página, e abra todos os sites. As pessoas não estão te encontrando porque você não está nas primeiras páginas, você tem condição de aparecer se fizer campanhas de link patrocinado.

Associações comerciais

Nessa parte entrarão os anúncios para aumentar a visibilidade online e é aqui que você tem que aparecer. Essa fonte será uma fonte bem quente de leads, para captar vários clientes de uma só vez. Se captar 1 ou 2 clientes e eles forem bem atendidos, e tiverem bons resultados, com certeza vai virar uma bola de neve e vão começar a indicar o seu trabalho.

Grupos de networking

Nesses grupos as pessoas estão buscando o tempo inteiro clientes para si e tentando arrumar clientes para as pessoas que fazem parte do grupo.

Parceria com agências e outros profissionais

Cada profissional domina a sua área de atuação e eles podem te indicar clientes, da mesma forma que se tiver alguma demanda para cada um desses tipos, vocês podem trocar clientes.

Serviços do Gestor de Tráfego

Se for oferecer o serviço de Google Ads é pré-requisito que o cliente tenha um site. Porque se não tive um site, não conseguirá mensurar dados, registrar conversões, melhorar índices de qualidade nas campanhas do Google.

Desse modo, não é aconselhável, por mais, que consiga fazer, fazer campanhas de Google Ads se não tiver site. Já o Facebook Ads é possível fazer campanhas sem o site, basta configurar os objetivos corretos.

Desenvolvimento de um novo website, ou ajustes no website atual

Desenvolvimento de um novo website, se o site atual não for responsivo, ou fazer ajustes no site atual antes de iniciar o trabalho. Por exemplo, se o site não oferecer uma boa experiência mobile, para celulares, tablets, proponha a criação de um novo site.

Coloco como opcional, porque você está se especializando em tráfego, porém chegará o momento que o site impactará na entrega do seu trabalho. A grande parte do trabalho está concentrada no onboarding e setup inicial, porque é aqui que entra a parte estratégica, o que será comunicado e o que será criado.

SEO (Search Engine Optimization)

Implementar melhorias de SEO (Search Engine Optimization) no site para as campanhas performarem. Além de facilitar, conseguimos rastrear quantas pessoas clicaram nesses botões, mensurando a eficiência do trabalho. Formulário de contato para agendamento, na maioria dos sites já possuirá esse formulário de contato para coletar a informação do cliente.

A experiência do usuário no site está sendo um fator muito importante que o Google está considerando nos leilões. Por isso, não faça trabalho de tráfego com site mal feito, porque você não entregará resultado e gastará o dinheiro do cliente à toa.

Se você não faz o serviço gráfico, arrume um parceiro ou deixe claro para o cliente que é necessário para executar o trabalho e se ele consegue te fornecer.

Rastreamento de conversões

Se você não sabe do que estou falando, fica o convite para você assistir esse vídeo, sobre como rastrear as conversões do WhatsApp utilizando o Google Tag Manager.

Reuniões de apresentação de resultado

É muito importante para manter um relacionamento próximo com o cliente, para ele sentir que você também está interessado em fazer dar certo. E principalmente para motivar o cliente a participar do processo, para acreditar no projeto e investir mais em anúncio e mais em você.

Propor um contrato mínimo de 3 meses de gestão da conta para que você receba por esse trabalho mais pesado, que é o inicial.

Manutenção da conta

Não é vantajoso para o Gestor de Tráfego se o cliente investir uma quantia considerável e você só receber R$ 500,00, não somente pelo trabalho e o tempo que você gastará.

Contrato semestral ou anual

O contrato anual só será fechado se o cliente tiver confiança e segurança no seu trabalho, por isso a sugestão de contrato trimestral e semestral.

Conclusão

Como é uma dúvida muito grande que as pessoas têm quando estão iniciando na área e querem saber como conseguir clientes atuando como gestor de tráfego.

E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa dessa informação.

About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button