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Etapas do processo de venda

Etapas do processo de venda

As etapas do processo de venda estão distribuídas em três grandes momentos: a pré-venda, a venda e o pós-venda segundo Philip Kotler. Mas como devemos agir em cada etapa do processo de venda?

Pré-venda

Seus possíveis clientes compartilham conteúdos nas redes sociais diariamente, ou fazem buscas no Google e leem e-mails. Por isso, você não deve criar uma loja e esperar que seu cliente chegue até ela. Você deve ir até ele e convencê-los de que o seu produto é o que eles estão buscando.

Prospecção

É o momento de fazer análises e planejamentos que irão te ajudar nos próximos ciclos.A prospecção de novos clientes é feita usando a internet e há inúmeras estratégias digitais para alcançá-los.

Qualificação

Identificar e qualificar seu público-alvo e traçar o perfil do seu consumidor, coletar o máximo de informações sobre o comportamento dele e fazer com que a sua marca se torne conhecida e chegue até ele.

Venda

A venda ocorre dentro de um funil de vendas, que direciona o lead a partir do momento em que ele toma conhecimento do produto ofertado até o fechamento. A venda é dividida em cinco etapas:

Pré-abordagem

A pré-abordagem busca-se entender o momento certo para abordar o cliente, identificando as suas necessidades naquele instante.

Abordagem

Durante a abordagem é hora de despertar a atenção do consumidor para que ele assimile a sua mensagem.

Quer aumentar as vendas?

Apresentação e demonstração

Para apresentação e demonstração do produto, os títulos e descrições devem ser claros e objetivos, as fotos devem ter qualidade e mostrar o produto de vários ângulos para despertar o interesse e aumentar o desejo. E para conduzir o consumidor e finalizar a compra, o site deve conter chamadas para ação claras e visíveis.

Superação de objeções

A superação de objeções do cliente pode ser feita através de diversos canais, tais como chat, e-mail e telefone. Páginas como “Perguntas Frequentes” ou “Como Comprar” também podem agilizar o trabalho do atendimento.

Fechamento

O fechamento é o momento chave. Portanto a sua página de check-out deve ser simples e objetiva, com CTA’s claras que o encorajem a concluir a ação e meios de pagamento facilitadores. É preciso transmitir ao cliente muita segurança e credibilidade nesse momento.

Pós-venda

Depois que o cliente fechou a compra, pagou pelo produto e você já colocou a encomenda nos Correios é a hora de fidelizá-lo para que ele volte a comprar com você.

Fidelização

Você pode mandar um e-mail perguntando se o cliente está satisfeito com o produto, se o item chegou em bom estado e pedir para que ele avalie o serviço da sua empresa. Você também pode oferecer um desconto na próxima compra para fidelizá-lo também.

Assistência técnica

É importante estar à disposição para prestar assistência técnica, sanar todas as dúvidas sobre o produto e efetuar trocas e devoluções quando necessário. Assim, o cliente fica satisfeito e, possivelmente voltará a comprar na sua loja e sua loja indicará para os amigos.

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About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

24 Comments

  1. Eu simplesmente precisava apreciá-lo mais uma vez. Não tenho certeza do que poderia ter realizado sem todas as opiniões discutidas por você sobre esse assunto. Certamente era uma preocupação assustadora na minha opinião, mas dando uma olhada em sua tática especializada com você, levei-me a chorar de contentamento. Sou grato por este serviço e desejo que você compreenda o trabalho poderoso que está realizando na educação de pessoas por meio de um site. Tenho certeza de que você não conheceu todos nós.

  2. Queria fazer uma pequena observação apenas para agradecer muito mais uma vez por suas magníficas dicas pessoais que você discutiu neste site. Isso tem sido extremamente generoso para você transmitir sem restrições o que exatamente várias pessoas teriam disponibilizado como um livro eletrônico para ajudar a fazer algum dinheiro para si mesmas, principalmente vendo que você poderia ter tentado se quisesse. Esses pontos também serviram para ser uma boa maneira de estar ciente de que outras pessoas têm zelo semelhante ao meu para entender mais quando consideramos esse assunto. Acho que há algumas sessões mais divertidas no início para as pessoas que examinam a postagem do seu blog.

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