As etapas do processo de venda estão distribuídas em três grandes momentos: a pré-venda, a venda e o pós-venda segundo Philip Kotler. Mas como devemos agir em cada etapa do processo de venda?
Pré-venda
Seus possíveis clientes compartilham conteúdos nas redes sociais diariamente, ou fazem buscas no Google e leem e-mails. Por isso, você não deve criar uma loja e esperar que seu cliente chegue até ela. Você deve ir até ele e convencê-los de que o seu produto é o que eles estão buscando.
Prospecção
É o momento de fazer análises e planejamentos que irão te ajudar nos próximos ciclos.A prospecção de novos clientes é feita usando a internet e há inúmeras estratégias digitais para alcançá-los.
Qualificação
Identificar e qualificar seu público-alvo e traçar o perfil do seu consumidor, coletar o máximo de informações sobre o comportamento dele e fazer com que a sua marca se torne conhecida e chegue até ele.
Venda
A venda ocorre dentro de um funil de vendas, que direciona o lead a partir do momento em que ele toma conhecimento do produto ofertado até o fechamento. A venda é dividida em cinco etapas:
Pré-abordagem
A pré-abordagem busca-se entender o momento certo para abordar o cliente, identificando as suas necessidades naquele instante.
Abordagem
Durante a abordagem é hora de despertar a atenção do consumidor para que ele assimile a sua mensagem.
Apresentação e demonstração
Para apresentação e demonstração do produto, os títulos e descrições devem ser claros e objetivos, as fotos devem ter qualidade e mostrar o produto de vários ângulos para despertar o interesse e aumentar o desejo. E para conduzir o consumidor e finalizar a compra, o site deve conter chamadas para ação claras e visíveis.
Superação de objeções
A superação de objeções do cliente pode ser feita através de diversos canais, tais como chat, e-mail e telefone. Páginas como “Perguntas Frequentes” ou “Como Comprar” também podem agilizar o trabalho do atendimento.
Fechamento
O fechamento é o momento chave. Portanto a sua página de check-out deve ser simples e objetiva, com CTA’s claras que o encorajem a concluir a ação e meios de pagamento facilitadores. É preciso transmitir ao cliente muita segurança e credibilidade nesse momento.
Pós-venda
Depois que o cliente fechou a compra, pagou pelo produto e você já colocou a encomenda nos Correios é a hora de fidelizá-lo para que ele volte a comprar com você.
Fidelização
Você pode mandar um e-mail perguntando se o cliente está satisfeito com o produto, se o item chegou em bom estado e pedir para que ele avalie o serviço da sua empresa. Você também pode oferecer um desconto na próxima compra para fidelizá-lo também.
Assistência técnica
É importante estar à disposição para prestar assistência técnica, sanar todas as dúvidas sobre o produto e efetuar trocas e devoluções quando necessário. Assim, o cliente fica satisfeito e, possivelmente voltará a comprar na sua loja e sua loja indicará para os amigos.
E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que está precisando dessas dicas.
Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. Cati Lyn Syck
Excellent article! We will be linking to this particularly great post on our website. Keep up the good writing. Paula Ara Cyndi
But wanna remark on few general things, The website style is perfect, the subject matter is very fantastic : D. Wandis Derick Vitia
Hi there, after reading this awesome post i am also cheerful to share my know-how here with mates. Edeline Steward Ogawa
I love it when folks come together and share ideas. Great website, continue the good work. Faith Niki Kimberley
Hi there friends, its impressive article concerning teachingand completely defined, keep it up all the time. Theodora Keane Rachele
You made some nice points there. I looked on the internet for the subject matter and found most individuals will agree with your site.
I am thinking of visiting your website again Thanks
Olá! Alguém do meu grupo no MySpace compartilhou este site conosco, então vim dar uma olhada. Loraine Wally Quartet
Muito obrigado. Como posso entrar?