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CONTATO

Como trabalhar com copywriting

Uma nova geração de Copywriters, de verdade, está prestes a surgir. Foi com esse discurso, que o Ícaro de Carvalho conseguiu chamar a minha atenção para a Formação em Copywriting.

Formação em Copywriting

Durante uma semana ele apresentou o Desafio TPD, que é uma Formação em Copywriting. Ele define como um método com 12 módulos e mais de 10 professores de renome nacional e internacional que irão ensinar diversas disciplinas ligadas ao copy.

Você já se deu conta das mudanças no mercado digital nos últimos 2 anos e todas as oportunidades que vieram junto com isso? Você, sua família ou amigos, já tinham costume de comprar pela internet?

Talvez você possa até citar alguém que, durante a pandemia, resolveu começar algo na internet e agora trabalha com isso de forma integral. Toda essa mudança de comportamento abriu um mar de oportunidades para quem estiver preparado, e é por isso que eu sempre digo, que o melhor investimento que você pode fazer é em você mesmo.

Por isso o conhecimento será sempre o seu recurso mais importante. A primeira coisa que você precisa definir é a persona, pois é através dessa definição que você vai focar a sua comunicação.

Persona

Quem é? Perpétua, 45 anos, cabeleireira, empreendedora, gosta de cuidar de transformar o visual de suas clientes e se preocupa com a sua família.

O que ele deseja: melhorar os ganhos, status, ficar bonita, ascenção financeira, reconhecimento profissional, usar roupas de grife, jóias caras, celular de última geração, viagens com a família e barzinho com os amigos
O que ele teme: quebrar, ficar velha, perder cliente, não ter dinheiro, ficar incapacitada para o trabalho, doença, não poder dar as coisas que a sua família quer, ficar estagnada, a concorrência copiar o seu serviço, não conseguir encaminhar os filhos profissionalmente

Nichos big four

  • Educação
  • Emagrecimento e saúde
  • Negócios e empreendedorismo
  • Desenvolvimento pessoal

Como convencer qualquer pessoa a comprar:

  • entenda suas principais dores
  • proponha uma transformação
  • tenha uma boa proposta e faça uma boa promessa
  • faça-a agir agora mesmo!

Tarefa:
Em uma única linha, descreva uma única transformação e uma única promessa.

Exemplos:

  1. projeto verão: perca 4kg em 4 semanas
  2. o corpo dos sonhos: emagreça comendo bem
  3. tempo de qualidade:
  4. quite suas dívidas e limpe o seu nome
  5. transforme seguidores em clientes
  6. crie a sua máquina automática de clientes

Exemplo da bio do Insta do Ícaro de Carvalho: marketing digital por apenas R$79,9/mês.

Em até 5 linhas, cite a grande mudança que o seu serviço melhora a vida dos seu cliente. A partir dessas 5 linhas você cria em uma única linha a sua proposta.

Decidindo o produto

  • Eu tenho alguma coisa a oferecer?
  • As pessoas paragriam por isso?
  • Qual é o grande benefício gerado?

Tarefa:
Gravar IGTV de assuntos que você domine e no final faça um pich de vendas para um curso completo (isso equivale você criar um exército de pequenos vendedores para você).

Produto: Aula de taekondow

  • hierarquia – eu quero que seu filho seja mais forte
  • confiança – eu quero tornar seu filho mais forte
  • durante 7 dias eu vou apresentar o meu método

Escolhendo o preço certo

Mais importante que o preço é a promoção. Sempre deve ter promoção. Tipo: 197 40% por 7 dias.

Essa geração trabalha e consome e talvez vai ter filhos aos 35 anos

  • R$97 – hobies, atividades secundárias
  • R$997 – profissionais de mercados regulados, dentistas, advogados

Tarefa:

  1. criar o nome do produto h1/h2
  2. criar o nome do desafio/masterclass
  3. escolher o preço e a oferta

Exemplos:

h1 emocional
h2 explicando o que o produto faz

h1 Enriqueça online
h2 Crie seu negócio em 7 dias

h1 Projeto você sem dores
h2 Adote uma postura em 7 dias

É melhor trocar de expert, do que consertar o expert.

Ícaro de Cavalho

Análise de influenciador: regra dos 3 sim

  1. Faz stories todos os dias?
  2. Faz postagem no feed e tem de 60 a 80 comentários no post em que ele fala o quanto ele gosta da vida dele.
  3. +20k seguidores.
Quer aumentar as vendas?

Se o expert passar na análise de influenciador, você pode escolher uma das estratégias a seguir:

Estratégias

1 – best comment

Exemplo de best coment:

Assim como você eu valorizo o trabalho duro, e eu gostaria de dizer que você é um exemplo pra mim. É incrível porque a rede social também mudou a minha vida. A rede social é tudo menos uma abstração, rede social é de verdade, e milhões de pessoas sustentam as suas famílias e vivem uma vida através da internet e eu sou uma delas. E pessoas como você foram um exemplo para mim de que é possível chegar até aqui. Muito obrigado em meu nome e da minha família, e se hoje nós vivemos essa sua vida é graças a pessoas como você.

Se o expert te enviar uma mensagem agradecendo, você reponde com a seguinte mensagem:

Quem agradece sou eu. Se hoje a minha família tem uma condição melhor é graças a pessoas como você, que produzem conteúdos no Insta e acreditaram no meu trabalho de gestão de tráfego e copy. Agora me fala uma coisa. Você sabe que ter um perfil com tantos seguidores é a mesma coisa que estar sentado sobre uma pilha de dinheiro né?

Agora que você despertou a atenção do expert, é só aguardar o retorno e emendar a seguinte mensagem:

Pois é, eu sou copywriter e gestor de tráfego e a minha profissão é transformar perfis em negócios, e eu olho pro seu perfil e só penso em uma coisa: dinheiro. Você deve estar faturando muito com esse perfil né?

Se a conversa continuar, você envia a mensagem a seguir:

Cara, eu acho que tem um 100k pra sair ai no seu perfil se você fizer o que tem tem que ser feito direitinho. Podemos conversar?

A estratégia é levar o expert pro WhatsApp e ficar longe da concorrência. IG -> Whats.

2 – o convite para a consultoria

Estratégia 2 a 3% dos seguidores podem pagar de 1 a 2k em produtos se for ofertado. Consultoria gratuita de 15 minutos com o influenciador.

Essa estratégia dá menos escala mas dá dinheiro rápido para investir em tráfego.

3 – a pesca em balde

O expert vai entrar nos grandes grupos do Facebook para conseguir clientes
Vai contar sua estória e oferecer um serviço gratuitamente.

4 – a semana com convidados

Chamar 3 convidados e fazer uma semana de 5 lives.

Estratégia: segunda (aula inicial) terça, quarta e quinta (convidados com 10k acima) na sexta (venda).

5 – a ativação um a um por lista de e-mail

Fazer alguns disparos da consultoria gratuita para resolver um problema epecífico.

6 – anúncio direto pro WhatsApp

Criar um anúcio do expert.

Exemplo:

Fala meu amigo tudo bem? Se você está vendo esse anúncio é sinal de que você se interessa pelo meu conteúdo, e eu vou te dar um presente, uma consultoria grátis de 15 minutos no Whatsapp para te ajudar a _ eu quero fazer isso de graça por 15 minutos eu posso mudar a sua vida, arrasta pra cima e vem falar comigo pelo whatsapp.

Tarefa:
Escreva uma carta de vendas de um produto ou serviço, Se você é dono de um negócio, use, obviamente, o seu próprio negócio. Se você quer ser um copywriter profissional e prestar serviços para outros produtores, eu vou te dar duas opções:

  1. Escreva uma carta de vendas de um produto de emagrecimento para a persona.
  2. Escrever uma carta de vendas de um infoproduto de educação financeira para a persona.
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Criação de conteúdo para as redes sociais

O que você vai aprender?

São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.

  1. Aprenda a produzir o primeiro criativo para o Facebook ou o Instagram.
  2. Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
  3. Saiba como planejar e criar conteúdo de imagens, vídeos e textos.

Diferença entre copy boa e copy ruim

Uma boa copy se caracteriza por:

  1. focar numa única dor e realizar uma única promessa (falar menos é sempre melhor)
  2. de forma rápida e direta (o melhor anúncio para se vender uma casa é: vende-se esta casa)
  3. estabeleça relação de causa e efeito (siga este método e alcance o seu objetivo)

Elimine o discurso passivo:

“O novo método que nós desenvolvemos…”. = “Nós desenvolvemos um novo método”.

“Você irá perder até quatro quilos por semana”. = “Perca até quatro quilos por semana”.

“Você poderá quitar as suas dívidas e também começará a investir com inteligência”. = “Quite as suas dívidas e comece a investir com inteligência”.

Muito cuidado com as emoções negativas. O seu foco deve estar nas emoções positivas:

Resolva as suas dívidas e pare de sofrer com o cheque especial. = Paque as suas dívidas, conquiste a sua liberdade financeira e viva a vida que você sempre sonhou.

Pare de sofrer com os problemas do peso. = conquiste o corpo que você sempre quis, de maneira saudável e sem dietas malucas.

Eu te ajudo a deixar de pagar tantos impostos. = Inteligência tributária: menos impostos significam mais investimentos na sua empresa.

Exemplo de copy ruim:
Pare de sofrer com a ansiedade e com as noites ruins de sono.

Exempo de boa copy:
Elimine a ansiedade e restabeleça o seu equilíbrio emocional.

Pessoas anciosas (3 principais dores), você escolhe os temas das suas masterclass baseada nas 3 principais dores da persona:

Sono: resolva de vez a anisiedade e durma melhor = Masterclass – Ansiedade e os problemas do sono.

Cansasso: como lidar com a falta de energia, quando se dorme mal = Masterclass – Ansiedade e o cansasso e falta de energia.

Desmotivação: como se motivar sendo ansioso = Masterclass – Ansiedade e problema da desmotivação.

A primeira coisas que você deve fazer para o seu cliente é criar um nome e um método para o produto dele.

As pessoas adoram métodos, fórmulas, sistemas, planos, mapas…

Você precisa ter um método diferente dos seus concorrentes, e o método tem que ter um nome. Sem um método o seu conteúdo fica solto.

Modo imperativo: começa com o “como”.

IGTV e YOutube são escravos que batem o martelo 24×7 por você.

Todo método tem: pilares, verticais, verdades, princípios, passos.

  • Método: Começando a minha revolução
  • É dividido em 5 etapas:
  • Trabalho, estudo, investimento, família e habilidades.
  • Qualquer pessoa que desenvolver essas 5 etapas consegue ter uma vida em abundância.

Bordões do Ícaro de Carvalho:

  • Não existe hack
  • Catupiri é light
  • Me dê 10 anos
  • Minha pátria é milha família
  • Não existe concorrência
  • Faça custar caro
  • Essa é a nossa revolução
  • O que enriquece é o trabalho

A importância da proposta única de vendas

USP: você deve ter ou oferecer algo diferente do que os concorrentes fazem ou tem.

Exemplos:

  1. assinaturas
  2. aulas ao vivo
  3. chat/comunidade
  4. mercado de trabalho

Você tem que se posicionar por custo ou diferenciação.

  • mais barato
  • atender melhor
  • suporte melhor
  • entregar (+) pagar (-)
  • conteúdo completo

Abordagem com o expert após revisar os textos dele:

Exemplo:

Olha fulano, eu dei uma olhada nos seus posts e vi que você usa muita linguagem passiva né? A gente pode refazer, olha aqui a sugestão que eu te dou.Aproveita e pergunta qual é a USP dele.
Eu sou um copywriter o meu trabalho é criar produto, gerar desejo. Eu vi que você tem um produto e que falta um método, e eu posso mostrar pra você porque você precisa de um método. Você deve ter um método porque torna o processo de vendas mais fácil, faz o cliente pensar em você e lembrar do seu produto e transformação que ele causa. Meu amigo, você tem um excelente produto e audiência. Eu posso transformar o seu produto em um método?

Encontre a sua pure winning (vantagem competitiva)

É a ideia de que em uma área você vai fazer melhor do que os outros.
Tratamento INTEGRAL (integral é tudo, é mente, corpo, hormônios, dieta e emocional)

Proposta única de valor: Você deve ter ou oferecer algo que os seus concorrêntes não têm.

As vinte lições mais valiosas que o Ícaro de Carvalho aprendeu após uma década como Copywriter profissional:

  1. Não tenha medo de trabalhar de graça.
  2. Você não precisa queimar os barcos rápido demais.
  3. O cancelamento começará em casa.
  4. As pessoas não entenderão o tamanho dos seus objetivos.
  5. Tenha sempre um contrato.
  6. Faça entregas semanais.
  7. Responda apenas uma pessoa por contrato.
  8. O seu cliente também possui responsabilidades.
  9. Demita seus clientes ruins.
  10. Ao finalizar um trabalho, oficialize a entrega.
  11. O seu atual clientes é o seu melhor futuro clientes.
  12. O Copywriter esforçado sempre superará o talentoso negligente.
  13. Nada nesse mundo (nenhum investimento) enriquecerá você mais que o trabalho.
  14. Contrate pessoas melhores que você.
  15. Viva abaixo das suas posses.
  16. Reinvista no seu negócio: equipamentos, equipe e no seu próprio estudo.
  17. Puna a sua concorrência.
  18. Transforme o seu melhor cliente no seu sócio.
  19. Todos são potenciais clientes.
  20. O segredo está em gostar de falar com gente.

GUIA DE ESTUDO GRÁTIS!

Neste guia de estudo, compartilhamos informações sobre o Exame de Certificação Internacional de Marketing Digital.

Sobre o autor

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

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