Durante a semana de lançamento do “Venda todo o santo dia” do Leandro Ladeira eu tive percebi a importância de se ter um processo estruturado de marketing e por isso resolvi fazer esse resumo respeito dos conceitos abordados a respeito do Método VTSD de venda no perpétuo.
Como começar no digital
O melhor jeito pra começar é anunciar de maneira atraente o seu produto e transformar sua audiência em clientes.
Conteúdo sem produto é distração
Invista o seu tempo criando um bom produto e anunciando, não perca seu tempo tentando aumentar o número de seguidores e engajamento.
O principal pilar na venda no digital
A base é criar um plano e uma estratégia com um bom modelo de negócio sustentável.

5 jeitos de começar no digital
- Influenciador digital
- Influenciador fantasiado
- Arroz com feijão
- Ultra rentável
- Ultra aproveitamento
Principais medos de quem começa no digital
- Medo de falar pra câmera
- Não falar bem
- Não sou bonito
- Eu não tenho lastro, não sei nada
- Sou ruim de tecnologia
- Como eu gravo?
- Como editar?
- Tenho medo de vender e ser julgado(a)
- Tenho medo de não vender
- Medo de perder dinheiro
- Já tem gente muito maior ou melhor no meu mercado
Método VTSD
P&M
- QFD – O que seu curso entrega (resultado). Como seu curso entrega (método). Benefícios.
- Matriz do perpétuo
- Modelo de precificação de margem anual
Concepção do produto
Problemas que eu sei resolver (dica: ler no mínimo os 10 melhores livros sobre o tema, comprar os cursos mais vendidos).
Meios de cursos (mais abertos).
- curso de pintura. Meios de curso (mais fechados)
- curso de pintura. Anúncios no mercado
- nome e site

Matriz do perpétuo
Responda: verdadeiro ou falso.
- Meu produto atuará em um mercado que possui baixa ou nenhuma regulamentação
- O mercado em que vou atuar possui alta tração diante do público
- Meu produto irá trabalhar um Macro Nicho
- O mercado onde irei atuar possui uma dinâmica forte de mudanças e atualizações
- O mercado ancora para cima produtos como o meu
- O público que comprar este tipo de produto costuma ter alto poder aquisitivo
- Mercado com alta possibilidade de aproveitamento sazonal para vendas
- Meu mercado já é muito concorrido
- O mercado já tem muita concorrência do assunto que meu produto aborda
- Meu produto tem muita pesquisa nos buscadores
- Eu possuo lastro no assunto
- Eu possuo um alto grau de diferenciação
- Meu produto desperta um desejo natural muito forte em adquirí-lo
- Consigo ou tenho facilidade para conseguir depoimentos
- Meu produto tem muita urgência natural
- Meu produto tem alto grau de tangibilidade
- Meu produto tem capacidade de promover um resultado rápido
Resultado da matriz
Após o preenchimento da matriz do perpétuo é gerado um relatório com a estratégia no estilo da matriz SWOT.
Pontos fortes do produto
- muito lastro
- desejo muito forte
- urgência natural
- resultado rápido
Pontos fracos do produto
- baixa diferenciação
- difícil de conseguir depoimento
- baixa tangibilidade
- pouca credibilidade percebida
Pontos forte do seu mercado
- baixa regulamentação
- macro nicho
- público com alto poder aquisitivo
Pontos fracos do seu mercado
- alta tração
- mercado fixo/parado
- concorrido
- pouca consistência
- baixa renovação de audiência
Mensagem
- Mandala de anúncios
- Vídeo de vendas de valor
Estágios
- Direto + remarketing
- Com conteúdo
- Pico de vendas
QFD
Quadro na parede: qual o que seu curso entrega? Ex. vender todo dia, muito e com lucro.
Furadeira: como seu curso entrega? Ex. Método VTSD P&M + mensagem + estágio = VTSD.
Decorado: benefícios. Ex. trabalhar online, ganhar bem, liberdade geográfica, reconhecimento, propósito.
Modelos de negócios arroz com feijão
- 10% anúncios
- 10% editorial
- 50% produto eficiente
- 30% argumentação, big idea atraente, história, copy, narrativa, víde de vendas de valor
Nem todo mundo está no mesmo momento de compra
- Prontidão
- Urgência oculta
- Oportunidade
CURSO LIVRE ONLINE | Acesso gratuito por tempo limitado
Criação de conteúdo para as redes sociais
O que você vai aprender?
São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.
- Aprenda a produzir criativos para o Facebook ou o Instagram.
- Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
- Saiba como planejar e criar imagens, vídeos e textos.
A mandala de anúncios do VTSD
1 Descoberta (Aprendizado e descoberta)
2 Relacionamento (Reconhecimento do problema)
3 Remarketing (Consideração da solução)
4 conversão (Decisão de compra)
Prontidão
- Comparação
- Jeito certo vs. jeito errado
- Visual
- Dilema
Urgência oculta
- Problema-soluções
- Demonstrações
- Oportunidade
- Prova
Oportunidade
- Explicação
- Ultra-segmentação
- História
- Conversão
Conceitos de marketing que você tem que saber
Perpétuo: Funil perpétuo é a prática de vender seu produto ou solução de um problema todos os dias, sem fechar carrinho.
Lançamento: No funil lançamento o carrinho fica aberto apenas por um curto período de tempo, por causa da oportunidade escassa.
Tráfego: É como chamamos todo o alcance, visitas e visualizações que o seu conteúdo recebe.
Lead: É uma oportunidade de negócio que forneceu suas informações de contato, como nome e email.
Conversão: É uma ação que o usuário realiza no site ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário.
CPC: custo por clique – O custo por cada vez que um anúncio recebe um clique.
CTR: taxa de cliques – A quantidade de vezes que um link em uma página da web recebeu cliques em relação ao número de vezes que foi exibido.
CPL: É uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Lead”, ou seja, qual é o valor que as campanhas estão pagando por cada lead adquirido.
CPA: O custo por ação é também conhecido como “custo por aquisição”, o CPA é o custo que você tem toda vez que alguém realiza uma ação devido a um anúncio.
Copy: São técnicas de escrita persuasiva para compor textos com o único objetivo de conversão.
Criativo: É um conjunto de diretrizes de comunicação visual (design) e verbal (mensagens), para guiar o processo de criação de publicações.
ROI: É uma sigla para a métrica de “Retorno sobre o Investimento” em tradução livre do inglês, utilizada para mensurar o resultado financeiro total de um investimento.
ROAS: significa “Retorno Sobre o Investimento Publicitário” em tradução livre do inglês. Se refere a gastos voltados à publicidade, voltado especificamente para anúncios pagos.

Plano de ação
Encontrar o produto
Características de um produto que vende no perpétuo:
- Um método comprovado
- Renovação rápida da audiência
- Concorrência alta
- Produtos com alta urgência
- Resolve um problema
Listar 50 oportunidades e fazer 10 ligações por dia. A dica é planilhar os contatos para facilitar o controle das ligações.
Definir o produto
- Resultado
- Método
- Benefícios
Escrever o curso
- Escrever o esqueleto do curso (quem e quando?)
Vídeo de vendas de valor
O vídeo não pode ser só de venda, por isso fale pra quem é e pra quem não é o vídeo. Comprove o resultado e fundamenta o seu método com analogia.
Use efeito áudio visual e segmentação e mostre visualmente o passo a passo. O jeito certo vs. o jeito errado. Mostre depoimentos. Tem que falar a coisa certa e fazer uma proposta.
O ideal é criar uma planilha e relacionar todos os estágios de criação do vídeo de vendas de valor, atribuindo responsáveis por cada etapa, bem como determinar quando a atividade deve ser feita.
- Escrever o vídeo de vendas de valor (quem e quando?)
- Gravar (quem, quando, onde e recursos?)
- Editar (quem e quando?)
Conversão
- Escrever 5 anúncios de captura (quem e quando?)
- Gravar (quem, quando, onde e recursos?)
- Editar (quem e quando?)
Remarketing
- Escrever 5 anúncios de remarketing (quem e quando?)
- Gravar (quem, quando, onde e recursos?)
- Editar (quem e quando?)
Conclusão
- A estratégia do perpétuo é já tentar vender desde o início, fazendo anúncio pra conversão e trabalhando todo os outros tipos ao mesmo tempo.
- Existem 5 jeitos de começar no digital e esse método é focado no arroz com feijão.
- Você precisa aprender a lidar com os seus medos para começar no digital.
- O Método VTSD é basedo em: P&M, mensagem e método
- No modelo de negócios arroz com feijão o foco é na produção de um produto eficiente.
- A mandala de anúncios do VTSD ajuda a criar anúncios em cada uma das fase do funil de vendas.
- Existem alguns conceitos de marketing que você tem que saber.
- O plano de ação é o momento em que você procura e encontra um produto, define o que vai ser feito e escreve o conteúdo sobre ele.
- Vídeo de vendas de valor é usado para capturar leads através de anúncios, converter por meio do remarketing.