Cadastre-se

Como fazer vendas no Instagram?

Para aumentar os resultados do seu negócio é ideal que você comece a fazer vendas no Instagram.

Isso porque, essa rede social é usada por grande parte dos brasileiros, o que significa que seu público alvo pode estar lá.

Além disso, ao postar seus produtos e serviços através desse canal se torna possível chegar de maneira direta ao seu potencial consumidor.

No entanto, vender por essa rede social não é tão simples assim, pois existem algumas regras que você precisa cumprir.

Afinal, se trata de um canal mais dinâmico e algumas boas práticas precisam ser seguidas para que os seus resultados sejam positivos.

Sabendo disso, abaixo você encontra as principais dicas de como fazer vendas no Instagram.

Deixe o seu perfil comercial

A primeira recomendação para começar a trabalhar nessa rede social é a mais básica: deixe o seu perfil comercial.

A razão para isso é que você vai conseguir ter acesso a algumas informações que não estão disponíveis para as contas pessoais, como:

  • Dados do seu público;
  • Região em que eles estão localizados;
  • Número de visitantes a sua página.

Então, não crie uma conta normal no Instagram, pois isso vai fazer com que você perca diversas funcionalidades e métricas essenciais para o seu negócio.

Contudo, para que você crie essa conta comercial será necessário ter uma fanpage no Facebook que será vinculado ao seu perfil, certo?

Aproveita a BIO do seu perfil

Outra recomendação essencial para você que deseja fazer vendas no Instagram é aproveitar bem o espaço da bio, também conhecido como biografia ou descrição.

Sendo assim, você deve pensar em escrever ali algo objetivo e direto, que seja capaz de conversar com seu público alvo.

Afinal de contas, muito provável que a descrição do seu negócio seja o primeiro contato que as pessoas terão com a sua marca.

Logo, ela precisa despertar o interesse nas pessoas de seguir e acompanhar o seu trabalho.

Cuide da identidade visual

O Instagram se trata de uma rede social visual, logo você precisa ter uma identidade bem marcante para ser capaz de aumentar as vendas.

Dentro desse contexto, é importante que você aposte em um logotipo para a sua marca.

Aqui é válido frisar que ele precisa ser fácil de ser reconhecimento, pois isso garante que as pessoas lembrem de você quando precisarem dos seus produtos ou serviços.

Além disso, tente trabalhar com um padrão de postagem, deixando assim o seu perfil bem organizado.

Isto porque, a questão visual é realmente capaz de chamar bastante atenção, fazendo com que você ganhe seguidores e faça assim várias vendas.

Crie conteúdos interessantes

Essa é uma dica fundamental, pode até mesmo ser a considerada a principal, para você quer deseja realizar vendas no Instagram: crie conteúdos interessante.

Como já foi mencionado, a dinâmica no Instagram é diferente e existem boas práticas que tornam a vida do empreendedor mais fácil por lá.

Dessa forma, uma das principais é que você crie conteúdos que sejam relevantes para o seu público.

Isso significa que você não deve poluir a sua página com vídeos e promoções dos produtos.

Afinal de contas, é bem provável que as pessoas se sintam entediadas com essa prática, parando assim de se interessar pela a sua marca.

Em contrapartida, o ideal é que você trabalhe com conteúdos que sejam capazes de chamar atenção.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com um software de finanças, por exemplo, por que não oferecer algumas dicas para economizar?

Com certeza esse é um assunto que interessa ao seu público, que vai começar a agregar valor à sua marca.

Logo, pense em educar seus seguidores, fornecendo informações e curiosidades.

Como resultado, você vai vender no Instagram de modo impressionante hoje mesmo.

Use as hashtags

A utilização das hashtags é uma tática que pode aumentar as suas vendas no Instagram de forma significativa.

O motivo para isso é que elas levam as suas postagens para um “feed a parte”, onde só vão ser encontradas apenas conteúdos que estejam relacionados aquela tag.

O bom é que as pessoas interessadas poderão pesquisar por essa hashtags, o que significa que elas vão chegar até você.

Então, como a procura foi dela, é bem provável que haja um interesse, o que significa mais conversões para a sua empresa.

Isto posto, sempre aposte em hashtags que estejam ligados ao seu nicho, adicionando cerca de no máximo 4 para cada publicação que você fizer.

Poste nos horários corretos

Você sabia que existem horários corretos para fazer as postagens no seu Instagram?

Assim, o ideal é que você evite publicar nos horários comerciais, pois as pessoas estarão trabalhando.

Por esse motivo, é bem provável que elas não estejam usando as redes sociais naquele momento.

Em contrapartida, você pode postar no horário de descanso, como as 12 horas ou as após as 18 horas, por exemplo.

Dessa forma, você vai conseguir atingir o maior número de pessoas possíveis, o que é importante para a visibilidade do seu negócio.

É válido ainda salientar que essas são algumas regras gerais, mas tudo depende do seu nicho de atuação.

Afinal, se você trabalha com o público game, por exemplo, é bem provável que a madrugada seja o horário que os seguidores estarão online.

À vista disso, o ideal é que você faça testes, identificando os melhores momentos para publicar e assim fazer mais vendas no Instagram.

Faça posts patrocinados

Os posts patrocinados fazem parte de qualquer estratégia voltada para as vendas nessa rede social.

O motivo é que você se torna capaz de aumentar o alcance da sua página, pois esse tipo de publicação consegue chegar ao público certo, no momento certo.

Portanto, é uma tática de Impulsionamento mesmo, onde você é capaz de determinar com exatidão as pessoas que serão impactadas por esse post.

Use os stories

Por fim, o uso dos stories é um meio de também chegar até os seus seguidores de maneira mais eficiente.

Através dele você pode postar conteúdos que ficarão disponíveis por 24 horas para que os seus potenciais clientes vejam.

Então, é mais um meio de aumentar o seu alcance, fazendo com que o próprio Instagram encare o seu perfil como relevante, o que faz com que ele chegue a um número grande de pessoas.

Conclusão

Ainda existem muitas dicas de como fazer vendas no Instagram, mas hoje essas são as principais.

Então, basta colocar tudo que aprendeu aqui em prática para potencializar os resultados da sua marca.

About Author

Marcos

Empreendedor e docente, é formado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC, MBA em Gestão de Negócios pela UNA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *