fbpx

Como fazer um contrato de prestação de serviço

Quem não faz contrato come na mesa das crianças. Portanto se você não fizer um contrato, vai continuar comendo na mesa das crianças.

O brasileiro tem o péssimo hábito de achar que o prestador de serviço é um escravo dele, e por isso é importante desde o início de uma relação profissional, estabelecer a forma como o serviço vai ser prestado.

Mas porque você precisa de um contrato?

Talvez, porque é isso que geralmente acontece durante um projeto:

  • Você vai pedir para o cliente enviar as fotos e textos, e ele não vai enviar no prazo.
  • Você vai marcar uma reunião, e o cliente vai pedir para marcar em outro horário, ou fora do expediente.
  • Você diz que ele precisa avisar com uma antecedência, o cancelamento da reunião e ele não vai fazer isso.

Isso acontece, porque quando o contrato é feito, você se preocupa com tudo, menos com a forma. 

É importante você colocar no contrato que o cliente tem que agendar com antecedência uma conversa, que precisa entregar as fotos no prazo e que precisa fazer os pagamentos em dia.

O que acontece após a assinatura do contrato?

É normal o cliente relaxar após a assinatura do contrato, isso acontece porque ele acha que o serviço que você vai prestar, vai surgir de forma espontânea.

Por isso, foque em colocar no contrato que a qualidade dos conteúdos que ele te entrega é importante, porque o cliente pode te entregar uma foto sem resolução, ou um artigo copiado da internet, e depois de alguns dias ele voltar com uma outra versão e pedir para você trocar.

Quer aumentar as vendas?

Quando você fizer um contrato, você tem que determinar:

  1. Quais são os conteúdos que serão entregues, em que qualidade, quantidade e prazo.
  2. Quais são os horários de agendamento das reuniões, com que antecedência e com que duração (início e principalmente o término, pois é aqui que você perde dinheiro).
  3. Tanto a marcação, quando o cancelamento tem que ser feito com antecedência.
  4. Cláusula de multa evita de você tomar o calote, em caso do projeto dar errado (estipular uma cláusula de multa serve para acabar com o amadorismo).
  5. A forma de pagamento também é importante, e você pode estipular multas por atraso.
  6. Todo contrato para ter legitimidade e não ter problema no futuro, deve ser assinado também por 2 testemunhas. 
  7. Quem determina o foro é quem faz o contrato.

Conclusão:

Existem alguns inimigos dessa estratégia:

  • Não se preocupar com a forma de tratamento do contrato.
  • Não estabelecer limites da sua atuação durante a prestação do serviço.
  • Se preocupar somente com o que vai ser feito e esquecer de abordar o que não vai ser contemplado na entrega.

About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *