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Como fazer amigos e influenciar pessoas

Ao longo de décadas o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie é considerado a Bíblia dos relacionamentos interpessoais. O autor parte do princípio de que é preciso se interessar genuinamente por aqueles com quem interagimos. Os princípios deste livro são clássicos, e suas ideias continuam atuais.

Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas

Não critique, não condene, não reclame.

Em vez de condenar as pessoas, vamos tentar compreendê-las. Vamos tentar descobrir o que as leva a fazer o que fazem. Essa atitude é bem mais útil e interessante do que as críticas, além de cultivar a compaixão, a tolerância e a bondade. Saber tudo é perdoar tudo.

Nem o próprio Deus se propõe a julgar um homem até o fim de seus dias.” – Samuel Johnson.

Faça elogios honestos e sinceros.

Ofereça um relacionamento honesto e verdadeiro. Seja “caloroso ao demonstrar reconhecimento e pródigo nos elogios”, e as pessoas vão prezar e guardar suas palavras, repetindo-as pela vida inteira. Mesmo anos depois de você ter se esquecido delas. Esqueça a bajulação.

Todo homem que encontro é superior a mim de algum modo. E, nesse particular, aprendo com ele.” – Ralph Waldo Emerson.

Desperte no outro um desejo ardente.

Primeiro, desperte no outro um desejo ardente. Quem consegue isso tem o mundo inteiro ao seu lado, quem não consegue trilha um caminho solitário. Quando tivermos uma ideia brilhante, em vez de fazer os outros pensarem que ela é nossa, por que não deixá-los pensar que a ideia é deles.

A autoexpressão é uma necessidade dominante da natureza humana.” – William Winter.

Seis formas de fazer as pessoas gostarem de você

Desenvolva um interesse genuíno pelos outros.

Se você quiser que os outros gostem de você, se quiser desenvolver amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros enquanto ajuda a si mesmo, tenha em mente esse princípio. Faça isso e você será bem-vindo em qualquer lugar.

Nós nos interessamos pelos outros quando estão interessados por nós.” – Públio Siro, famoso poeta romano 100 A.C.

Sorria.

Seu sorriso é um mensageiro da sua boa vontade. Seu sorriso alegra a vida de todos que o veem. Um sorriso pode ajudar qualquer pessoa a perceber que nem tudo está perdido, que existe alegria no mundo. O sorriso é o jeito mais simples de causar uma boa primeira impressão.

Ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aqueles que não têm mais nenhum para dar!” – Provérbio chinês.

Lembre-se de que as pessoas consideram o próprio nome o som mais agradável e mais importante de qualquer idioma.

Devemos estar cientes da magia contida em um nome e perceber que esse único item é de inteira propriedade da pessoa com quem estamos conversando. Não pertence a mais ninguém. O nome da individualidade, singularizada a pessoa. Se você não fizer isso, vai ter problema.

A informação que transmitimos ou o pedido que fazemos assume uma importância especial quando pronunciamos o nome do indivíduo. O nome faz toda a diferença quando lidamos com os outros, sejam eles garçons ou executivos experientes.” – Dale Carnegie.

Seja um bom ouvinte. Encoraje os outros a falar de si.

Se você deseja ser bom de papo, seja um ouvinte atento. Para ser interessante, seja interessado. Faça perguntas que os outros vão gostar de responder. Encoraje-os a falar sobre si mesmos e sobre suas realizações. Um jeito fácil de se tornar bom de papo.

As pessoas que só pensam em si são irremediavelmente mal-educadas. Por mais instruídas que sejam, elas não têm educação.” – Dr. Nicholas Murray Butler.

Fale sobre assuntos que interessam ao outro.

A estrada para o coração de uma pessoa é falar sobre aquilo que ela mais preza. Dessa forma você conseguirá despertar o interesse das pessoas.

Quando nos concentramos nos interesses do outro, o resultado é recompensador para ambas as partes.” – Howard Z. Herzig.

Faça o outro se sentir importante – e seja sincero.

O desejo de ser importante é a mais profunda necessidade da natureza humana. Isso é uma das coisas que nos diferencia dos animais. Encontre algo na pessoa que possa ser admirado com sinceridade, e faça com que elas gostem de você à primeira vista.

Converse com as pessoas sobre elas mesmas, e elas o ouvirão durante horas.” – Benjamin Disraeli, Líder do império britânico.

Como fazer as pessoas pensarem como você

A única forma de se dar bem numa discussão é evitando-a.

Quando você discute, se exaspera e contradiz os outros, é possível obter uma vitória de vez em quando, mas será uma vitória vazia, pois você nunca conseguirá conquistar a boa vontade do seu opositor. É impossível ganhar uma discussão.

O ódio nunca tem fim com mais ódio, apenas com amor.”Buda

Demonstre respeito pela opinião alheia. Nunca diga “você está errado”.

Quando dizemos a uma pessoa que ela está errada, nada de bom acontece e podemos causar muitos danos. Esse comportamento elimina o sentimento de dignidade própria de quem o ouve. Com isso, você se torna uma pessoa desagradável de qualquer discussão. Um jeito infalível de fazer amigos e como evitá-lo.

Seja diplomático. Isso o ajudará a alcançar o que deseja.” – Rei Akhtoi, do Egito, há 2.000 A.C.

Se estiver errado, admita depressa e de maneira enfática.

Essa atitude não só alivia o ar de culpa e acaba com a postura defensiva, como também costuma ajudar a resolver o problema criado pelo erro. Acredite, nessas circunstâncias é bem mais divertido admitir a culpa do que tentar se defender. Se estiver errado, admita o erro.

Brigando você nunca obtém o bastante, mas cedendo você conquista bem mais do que espera.” – Antigo provérbio.

Comece sendo amigável.

A eficiência da gentileza e da amizade fica clara dia após dia, conforme as pessoas descobrem que uma gota de mel captura mais moscas do que um galão de fel.

Uma gota de mel captura mais moscas do que um galão de fel.” – Lincoln.

Faça com que o outro diga “sim” imediatamente.

Quando alguém diz “não”, está fazendo bem mais do que pronunciar uma palavra de três letras. A pessoa se retrai, e às vezes essa reação é invisível. Quando ocorre o contrário e a pessoa diz “sim”, não ocorre retração.

O segredo de Sócrates, era fazer uma pergunta que terá um “sim” como resposta.

Deixe o outro falar durante a maior parte da conversa.

Deixe os outros falarem à vontade. Eles sabem mais sobre os próprios problemas do que você. Por isso, faça perguntas. Deixe-os contar algumas coisas. Quando estiver conversando com alguém, peça para dividir suas alegrias com você, e só fale das suas realizações se te perguntarem. Essa é a válvula de segurança para lidar com reclamações.

Se quiser inimigos, supere seus amigos, mas, se quiser amigos, deixe que o superem.” – La Rochefoucauld, filósofo francês.

Deixe a outra pessoa sentir que a ideia é dela.

Plantar uma ideia na mente de forma casual, mas que desperte seu interesse. E depois deixar a pessoa pensar no assunto por conta própria. Essa é a melhor forma de conseguir cooperação.

Não me importo em receber o crédito. Quero resultados.” – Coronel Edward M. House.

Tente honestamente enxergar as coisas do ponto de vista do outro.

Pensar segundo o ponto de vista do outro e enxergar as coisas tanto pelo ângulo dele quanto pelo seu. Assim você evita fazer inimigos e garante um resultado melhor – com menos atrito e gasto de energia.

Prefiro passar duas horas caminhando pela calçada diante do escritório de uma pessoa antes de uma reunião profissional a entrar na sala dela sem uma idéia perfeitamente clara do que vou dizer e do que ela estaria propensa a dizer, de acordo com o conhecimento que tenho de seus interesses e suas motivações.” – Dean Donham, da Harvard Business School.

Demonstre compaixão e compreensão diante das ideias e dos desejos do outro.

Dessa forma você consegue fazer as pessoas pensarem iguais a você. Três quartos das pessoas que você conhecerá estão famintas, sedentas por simpatia. Ofereça isso a elas e você será amado. O que todo mundo quer.

Eu não condeno você por se sentir assim. No seu lugar, certamente me sentiria do mesmo jeito.” – Palavras mágicas para acabar com a discussão e os ressentimentos, gerar boa vontade e fazer com que a outra pessoa nos ouça com atenção.

Apele para motivos mais nobres.

A experiência nos ensinou que, quando não é possível obter nenhuma informação sobre a pessoa, a única maneira segura de agir é assumir que ela está sendo sincera, honesta e verdadeira. Um apelo que todos adoram.

As pessoas são honestas e desejam cumprir suas obrigações. Existem poucas exceções à regra.” – Dale Carnegie.

Dramatize suas idéias.

As propagandas dramatizam as vantagens daquilo que está sendo vendido para o espectador e o convencem a comprar o produto. Você pode dramatizar suas ideias nos negócios ou em qualquer outro aspecto da vida. O cinema faz. A TV faz. Por que você não faz também?

Apresentar os fatos usando a dramatização e criatividade, faz toda a diferença.” – Dale Carnegie.

Lance um desafio.

É o que todas as pessoas bem-sucedidas amam: o jogo em si. A oportunidade de se expressar. A chance de demonstrar valor, se superar, ganhar. É o que dá graça às maratonas e a qualquer competição. O desejo de superação. O desejo de se sentir importante. Quando for falhar, tente este recurso.

Para fazer as coisas acontecerem, é preciso estimular a competição.” – Charles Schwab.

Seja um líder: como mudar as pessoas sem ofender nem criar ressentimentos

Comece com elogios e reconhecimento sincero.

Comece a conversa com elogios sinceros, pois é mais fácil para as pessoas ouvirem coisas desagradáveis após receber elogios dos nossos pontos fortes. Se precisar apontar defeitos, comece dessa forma.

Começar a conversa com elogios é como ir a um dentista que começa com a anestesia. O paciente também passa pela broca, mas a anestesia tira a dor.” – Dale Carnegie.

Aponte os erros alheios de forma indireta.

Quando você quer que as pessoas mudem sem ofender ou criar ressentimentos, substitua a palavra “mas” por um “e”, após o elogio, pois as pessoas podem questionar a sinceridade do elogio inicial. É a melhor forma de corrigir os erros dos outros de maneira eficiente e não ser odiado.

Elogiar e ao mesmo tempo sugerir com sutileza funciona.” – Lyman Abbott.

Fale sobre seus próprios erros antes de criticar o outro.

Essa atitude ajuda a convencer o outro a mudar o comportamento. Imagine o que é possível ganhar com a habilidade e os elogios no dia a dia. Um bom líder obedece o princípio de falar primeiro sobre seus próprios erros.

É menos difícil escutar uma lista dos seus erros quando a pessoa que faz a crítica começa, com humildade, admitindo que também está longe da perfeição.” – Dale Carnegie.

Faça perguntas em vez de dar ordens diretas.

Esse recurso é usado por líderes eficientes. Dê sempre às pessoas a oportunidade de fazerem tudo elas mesmas. Nunca mande as pessoas fazerem as coisas. Deixe-os pôr mãos à obra e aprender com os próprios erros. Usando essa técnica, é mais fácil fazer a pessoa corrigir o que fez de errado. Ninguém gosta de receber ordens.

O ressentimento causado por uma ordem ríspida pode durar muito tempo, mesmo que ela seja dada para corrigir uma situação obviamente ruim.” – Dale Carnegie.

Preserve a dignidade do outro.

Evitar que alguém fique constrangido é fundamental, mas algo em que poucos de nós paramos para pensar. Para evitar o problema, basta alguns minutos de reflexão, uma ou duas palavras de consideração e uma compreensão genuína da atitude da outra pessoa. Não deixe ninguém constrangido.

Não tenho direito de dizer nem fazer nada que diminua um homem diante de seus próprios olhos. O que importa não é o que penso dele, mas o que ele pensa de si mesmo. Ferir alguém em sua dignidade é um crime.” – Saint-Exupéry.

Elogie todos os progressos, mesmo o menor deles. Seja “caloroso ao demonstrar reconhecimento e pródigo nos elogios”.

Quando a crítica é minimizada e o elogio é enfatizado, as coisas boas que as pessoas fazem são reforçadas, e os pontos fracos atrofiam por não receberem qualquer atenção. As habilidades murcham diante da crítica e desabrocham à luz do encorajamento. Para se tornar um líder mais eficiente: Estimule as pessoas a alcançar o sucesso.

O elogio é como a luz do sol para o espírito humano. Não conseguimos florescer nem crescer sem ele. No entanto, embora muitos utilizam o vento frio da crítica, relutamos em fornecer aos nossos companheiros a luz solar do elogio.” – Psicólogo Jess Lair.

Dê ao outro uma bela reputação para manter.

Por causa desse pequeno gesto, para corresponder às expectativas, a pessoa vai superar trabalhando melhor do que nunca. Se quiser se sobressair no difícil papel da liderança que é mudar a atitude ou o comportamento dos outros, dê a eles uma boa reputação.

Reclame do seu cachorro, e você terá que aguentar os defeitos dele.” – Provérbio chinês.

Encoraje. Faça o erro parecer fácil de corrigir.

Quando você diz para uma pessoa que ela está fazendo algo errado, acaba tirando seu ânimo para tentar se aprimorar. Mas, se você faz o inverso – encoraja, faz a tarefa parecer fácil, demonstra fé na capacidade dela e diz que tem potencial – ela vai praticar intensamente até evoluir.

Se quiser ajudar os outros a se aprimorarem, faça com que o erro pareça fácil de corrigir.” – Dale Carnegie.

Faça o outro se sentir feliz por fazer aquilo que você sugere.

As pessoas tendem a fazer o que você gostaria que elas fizessem desde que você, faça o outro se sentir feliz por fazer aquilo que você quer. É ingenuidade acreditar que o outro sempre reagirá bem quando você empregar essa abordagem, mas a experiência da maioria das pessoas mostra que é mais provável mudar comportamentos se baseando nesses princípios do que deixando-os de lado.

Napoleão criou a Legião de Honra, distribuiu 15 mil cruzes para os soldados, transformou 18 de seus generais em “Marechais da França” e chamou suas tropas de “Grande Exército”. Quando criticado por distribuir “brinquedos” para veteranos de guerra calejados, Napoleão respondeu: “Os homens são governados por brinquedos.”

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Conclusão

Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas

  1. Não critique, não condene, não reclame.
  2. Faça elogios honestos e sinceros.
  3. Desperte no outro um desejo ardente.

Seis formas de fazer as pessoas gostarem de você

  1. Desenvolva um interesse genuíno pelos outros.
  2. Sorria.
  3. Lembre-se de que as pessoas consideram o próprio nome o som mais agradável e mais importante de qualquer idioma.
  4. Seja um bom ouvinte. Encoraje os outros a falar de si.
  5. Fale sobre assuntos que interessam ao outro.
  6. Faça o outro se sentir importante – e seja sincero.

Como fazer as pessoas pensarem como você

  1. A única forma de se dar bem numa discussão é evitando-a.
  2. Demonstre respeito pela opinião alheia. Nunca diga “você está errado”.
  3. Se estiver errado, admita depressa e de maneira enfática.
  4. Comece sendo amigável.
  5. Faça com que o outro diga “sim” imediatamente.
  6. Deixe o outro falar durante a maior parte da conversa.
  7. Deixe a outra pessoa sentir que a ideia é dela.
  8. Tente honestamente enxergar as coisas do ponto de vista do outro.
  9. Demonstre compaixão e compreensão diante das ideias e dos desejos do outro.
  10. Apele para motivos mais nobres.
  11. Dramatize suas idéias.
  12. Lance um desafio.

Seja um líder: como mudar as pessoas sem ofender nem criar ressentimentos

  1. Comece com elogios e reconhecimento sincero.
  2. Aponte os erros alheios de forma indireta.
  3. Fale sobre seus próprios erros antes de criticar o outro.
  4. Faça perguntas em vez de dar ordens diretas.
  5. Preserve a dignidade do outro.
  6. Elogie todos os progressos, mesmo o menor deles. Seja “caloroso ao demonstrar reconhecimento e pródigo nos elogios”.
  7. Dê ao outro uma bela reputação para manter.
  8. Encoraje. Faça o erro parecer fácil de corrigir.
  9. Faça o outro se sentir feliz por fazer aquilo que você sugere.

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Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

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