fbpx

Como escrever um artigo de conversão

Como escrever um artigo de conversão que vende, é uma das maiores dúvidas dos empreendedores digitais que constroem estruturas, para a venda de produtos digitais como afiliados.

É muito difícil ter de lidar com todas as atribuições do seu negócio digital, e ainda saber o que se passa na cabeça da sua persona.

Existem diversos fatores que podem influenciar o leitor a tomar essa decisão, por isso é tão importante que você saiba escrever um artigo de conversão que venda todos os dias.

Vou compartilhar com você aqui, o que eu faço para conseguir escrever artigos que convertem.

O que é um artigo de conversão?

São textos que são escritos utilizando uma técnica que faz com eles sejam responsáveis por dar suporte a vendas de produtos e serviços.

Existe um padrão na criação desses artigos, uma série de elementos que, quando colocados em uma sequência lógica, fazem as pessoas clicarem mais nos links que direcionam para as páginas de vendas, e que permitem que você ganhe dinheiro com seus produtos.

A evolução do artigo de conversão

Os reviews ou textos de apresentação e vendas de produtos que eram usados antigamente eram basicamente uma revisão do produto, sem preocupação em ser persuasivo, e tinha como único objetivo levar o leitor para a página de vendas

Durante algum tempo isso funcionou, mas o público começou a ficar mais exigente e não lia mais o conteúdo até o final, deixando de clicar nos links que ficavam no final do texto.

Onde publicar o seu artigo de conversão

Você tem dua alternativas para publicar o seu artigo de conversão:

  1. O artigo pode ser publicado em um site específico para o produto em questão.
  2. Ser publicado em um blog de autoridade.

Não importa onde você vai publicar o seu artigo de conversão, o que importa é que ele apresente todos os elementos de um artigo de conversão e desperte no leitor a vontade de comprar o seu produto.

13 elementos de um artigo de conversão

Elaborei um check list para você conseguir escrever um artigo de conversão que faça vendas todos os dias. Veja agora qual é a estrutura principal do artigo de conversão.

Dor

A primeira coisa que precisamos identificar para entender como criar um artigo de conversão é a dor da persona. Você precisa tocar na ferida principal da sua persona, a dor tem que ser aquela que incomoda e faz o leitor do artigo perder a noite de sono. 

Conheça a dor e explore isso dentro do seu artigo. Isso pode ser feito, lendo os comentários em sites de livros como a Amazon, a partir das perguntas que elas fazem em blogs ou em redes sociais.

Palavra-chave

Após decidir o tema relacionado com a dor, é hora de fazer uma pesquisa no planejador de palavras-chave e identificar termos relacionados com a intenção de compra com dor identificada anteriormente.

O mais importante aqui, não é o volume de buscas, mas sim a intenção de compra que o prospecto faz no momento em que está fazendo suas pesquisas.

Um exemplo é a pessoa que faz uma busca por um “marketing digital”. Quem busca por este termo pode precisar de um curso, mas nesse caso, não tem interesse em comprar o curso, pode ser que ele queira algo gratuito ou até mesmo.

Agora se essa mesma pessoa pesquisar “curso de marketing digital”, neste caso a pessoa sinaliza que está realmente procurando por um curso, e demonstra o seu interesse em possivelmente comprar um curso de marketing digital. Então você deve focar nessa palavra-chave.

Título

O título tem o papel de despertar a curiosidade do leitor, por isso você deve dar bastante importância para essa etapa. O título precisa também de uma descrição que faça as pessoas sentirem vontade de clicar.

No artigo de conversão, o título deve estar relacionado com a palavra-chave e a dor da persona. Se você conseguir juntar essas 3 coisas, terá mais cliques no seu artigo de conversão. Use o plugin Yoast SEO para criar o seu título do seu artigo de conversão e escreva um título matador.

Texto

Você precisa aprender a escrever artigos de conversão envolventes e que conectem o seu leitor, pois o Google valoriza muito a satisfação do leitor com o seu conteúdo. Por isso divida o seu artigo de conversão em 3 partes:

  • Na primeira parte, mostra ao leitor que você entende o que ele quer, criando uma conexão com a dor dele.
  • No meio do artigo, fale da solução para aquela dor, e mostre exemplos de como você ou outras pessoas conseguiram resolver o problema.
  • Somente no final, insira call to action e direcione o que você espera que ele faça.
Quer aumentar as vendas?

Otimização para SEO

De nada adianta você escrever um artigo de conversão, que entrega a solução para um problema, e as pessoas não conseguirem ter acesso a ele, pois não é encontrado pelo Google. É de extrema importância fazer a otimização SEO do seu artigo de conversão.

Narrativa

Conte uma história de uma personagem que representa a sua persona, e que tenha a mesma dor. As pessoas criam empatia por quem está passando pelo mesmo problema que elas, e tem mais ânimo para acolher soluções para o problema que elas têm, no caso o seu produto.

Produto envolvente

Monstre na sua história como a personagem teve contato com o seu produto, geralmente através de buscas na internet e como ele conseguir se livrar do problema com a ajuda do seu produto.

Prova social

Coloque prova social, tipo depoimentos em textos, vídeos ou prints na sua história, pois servem como incentivos para a compra do seu produto. Sempre dê preferência para produtos com bastante prova social.

Fale do seu produto

Chegou a hora de mostrar o seu produto. Explique como ele é, e se possível apresente detalhes internos ou mostre as principais características dele.

Apresente os bônus

Os bônus servem para agregar mais valor ao seu produto, e causam uma sensação de comprar vários produtos por apenas um preço.

Se precisar, coloque um link para a página de vendas para que o leitor possa ver os bônus e mais detalhes do produto. Se a página for muito longa, você pode fazer uma lista simplificada no seu artigo de conversão mesmo.

Ensine como comprar o produto

Você precisa simplificar ao máximo a experiência do leitor, e se for possível, seja pedagógico e faça um passo a passo ensinando como ele compra o produto. Se a página de vendas for um pouco complexa, você pode queimar essa etapa e colocar um botão direto para o carrinho de compras.

Garantia

Explique como funciona a garantia em detalhes, baseando-se na carta de vendas do produto. Apesar de ser obrigatório, algumas pessoas ainda não sabem como funciona. Use isso como um diferencial do seu produto.

Finalização

Nos últimos parágrafos é a hora de encerrar o artigo de conversão, também é a última chance de fazer o leitor clicar no seu link, por isso toque na dor novamente e use um discurso mais persuasivo para fazer com que ele compre o seu produto, afinal se ele chegou até aqui, é porque ele tem interesse na solução que ele tem.

Conclusão

Você precisa fazer com que o seu leitor tome a ação, por isso precisa entregar o que ele procura. Só assim ele vai clicar no botão e fazer a compra, mas nem sempre as coisas saem como esperamos, não é mesmo?

O artigo de conversão também pode ser usado para escrever scripts de vídeos do Youtube, ou para criar postagens para as redes sociais.

No início pode parecer difícil, mas com o tempo você pega a prática e logo, logo vai começar a criar artigos de conversão que fazem vendas todos os dias.

Em breve iremos Lançar no mercado novos Cursos Online de Marketing Digital para você começar o seu negócio online do Zero, passo a passo, trabalhando da sua própria casa.

Caso queira conhecer o meu treinamento que te ensina gratuitamente como criar conteúdos para redes sociais , e ainda ganhar um super bônus, clique aqui.

Um forte abraço e até o próximo artigo.

About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *