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Como e quanto cobrar pelos seus serviços

Muitas pessoas têm insegurança na hora de cobrar pelos seus serviços. As pessoas têm medo de tomar um não, quando na verdade elas deveriam se acostumar com isso, porque a maior parte das vezes é o não que você vai receber.

Muitas pessoas querem saber qual é o cálculo que tem que fazer, na hora definir o preço que vai cobrar pelo serviço? 

Algumas pessoas vão falar que você precisa saber calcular a sua margem, que para isso você precisa saber:

  1. Qual é o seu custo?
  2. Quanto de lucro você quer ganhar? (pode ser em percentual ou em reais).
  3. Depois disso, você soma o valor do seu custo com o quanto você quer ganhar e divide pelo número de horas que vai trabalhar no mês. E assim você define a sua hora de trabalho.
  4. Para definir quanto cobrar pelos serviços, você estipula quanto tempo demora para executar a tarefa e multiplica pela sua hora de trabalho.

Como cobrar por seus serviços?

Primeiramente, eu não recomendo você fazer isso, porque dá muito trabalho fazer isso e segundo que a maior parte do tempo, que você estipular para se dedicar ao serviço vai ser gasto com outras coisas, tipo: estudar, pesquisar, relaxar e por aí vai.

O que eu recomendo é você que está começando agora, é cobrar o menor valor possível porque o mais importante é você começar. O menor valor é aquele que você fica feliz em receber por prestar o serviço. Esse valor varia de cliente para cliente, e pelo grau de complexidade do serviço que você vai prestar.

O mais importante de tudo é você saber que não existe tabela. O valor que você cobra depende de outros fatores como: quanto tempo de mercado você tem, qual é o seu nível de habilidade, quantos clientes, qual é a dificuldade? Algumas pessoas vão achar caro e outras não. Tente encontrar o seu ponto de equilíbrio.

Quer aumentar as vendas?

Quanto cobrar por seus serviços?

Com o tempo você ganha confiança e vai começar a aumentar o preço gradualmente até que alguns clientes param de contratar os seus serviços e você consiga ganhar mais, trabalhando para um número menor de clientes.

Quando você percebe que está dando certo, você muda o perfil dos seus clientes e começa a ter um negócio mais rentável. O mais importante é você focar no resultado que o seu serviço vai causar no negócio do seu cliente.

O cliente tem que achar que só um idiota não contrataria o seu serviço, pois o resultado a longo prazo justifica o investimento. Um negócio bem posicionado no Google Meu Negócio ao longo de 10 anos, pode gerar muita receita para o negócio.

Conclusão:

Existem alguns inimigos dessa estratégia:

  • Medo de tomar um não.
  • Achar que precisa saber calcular a margem de lucro, para definir o preço.
  • Não estar disposto no início a cobrar o menor valor possível, para ganhar experiência.
  • Não focar no resultado que o seu serviço vai causar no negócio do seu cliente.

About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

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