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CONTATO

Como criar uma campanha de conversão

Esse artigo foi baseado na live #157 do Pedro Sobral em que ele falou sobre Anúncios no Facebook: faça zero a campanha de leads no ar. Eu acompanho as lives todas as terças-feiras às 15 horas, e recomendo a todos que estão trabalhando com gestão de tráfego.

Pré-requisitos para se fazer uma campanha de conversão:

1 – Site com o pixel instalado (página de captura + página de obrigado)

2 – Criar os públicos essenciais

– Pessoas que visitaram a página de captura
– Pessoas que visitaram a página de obrigado
– Pessoas que viram algum anúncio seu (vídeo)
– Semelhante às pessoas que visitaram a página de obrigado

3 – Gravar os anúncios

4 – Configurar a mensuração de eventos agregados

5 – Definir a hierarquia de públicos

Hierarquia de públicos que eu uso com meus clientes que não têm página de vendas:

– Enviaram mensagem IG 365D
– 00 – Viu anúncio vídeo 15seg 365D
– 01 – Envolvimento IG 365D
– 02 – Semelhante (BR, 1%) – Enviaram mensagem IG 365D

Sem audiência

– 00 – Caiu na captura + viu anúncio vídeo 15seg 365D
– 01 – Envolvimento FB&IG 365D + visitou site 365D
– 02 – Interesses específicos
– 02 – Interesses meio específicos
– 02 – Lookalike 1% cadastrados

Audiência pequena

– 00 – Caiu na captura + viu anúncio vídeo 15seg 365D
– 00 – Página de vendas + checkout 180D
– 01 – Lista completa
– 01 – Viu vídeo anúncio 15seg 365D
– 02 – Lista completa
– 03 – Viu vídeo conteúdo 50% 60D
– 04 – Envolvimento FB&IG 60D
– 05 – Envolvimento com o lançamento anterior
– 06 – Viu vídeo conteúdo 50% 365D
– 07 – Envolvimento FB&IG 365D
– 08 – Interesses específicos
– 08 – Lookalike 1% cadastrados
– 08 – Lookalike 1% envolvimento IG 7D

Quer aumentar as vendas?

Hierarquia de públicos

Público Essencial

  • 00 – Caiu na captura + viu anúncio vídeo 15seg 365D

Público Quente

  • 01 – Página de vendas + checkout – 180D
  • 02 – Viu meu vídeo de conteúdo 50% 60D
  • 03 – Envolvimento FB&IG 14D

Público Morno

  • 04 – Envolvimento FB&IG 60D
  • 05 – Envolvimento FB&IG 365D

Público Frio

  • 06 – Lookalike 1% dos Leads
  • 06 – Lookalike 1% envolvimmento IG 30D

Atenção!

Cuidados que você deve tomar na hora de definir a hierarquia:

  1. Tome cuidado para não deixar seus públicos muito pequenos.
  2. Não trave nas suas dúvidas, se der errado depois você muda.
  3. Entenda que você não sabe e nem via fazer a campanha perfeita.
  4. Tem que testar.
  5. Não se apegue a mesma hierarquia sempre.
  6. Quanto maior for o seu gasto/dia, maiores tem que ser os seus públicos.
  7. Quanto menos você investe, mais simples tem que ser a sua campanha.
  8. Não exagere no número de grupos de anúncios (4-12)

Se você estiver começando e já tem público quente:

  • 00 – Caiu na captura + viu vídeo convite
  • 01 – Público quente 1
  • 02 – Público quente 2
  • 03 – Lookalike 1% de quem cadastrou
  • 04 – Lookalike 1% de um público quente

Se você estiver começando e não tem público quente:

  • 00 – Caiu na captura + viu vídeo convite
  • 01 – Lookalike 1% de quem cadastrou
  • 02 – Interesse 1
  • 02 – Interesse 2

Como criar uma hierarquia de campanhas e conjuntos de anúncios?

CAMPANHAS (objetivo) -> CONJUNTOS DE ANÚNCIOS (públicos) -> ANÚNCIOS (o que vou anunciar)

Campanha de conversão

  • envolveu no IG
  • visitou meu site
  • lookalike dos cadastrados na landing page

Deixe junto os públicos na mesma campanhas,

Quando a gente divide as campanhas?

  1. Número de conjuntos de anúncios (4-12)
  2. Nível de aquecimento (separar as campanhas frio/quente)
  3. Segmentação e anúncio específico para essas segmentações (idade, estados, signos…)
  4. Posicionamento (feed, stories e reels)
  5. Estratégia de lance diferente

Quando a gente separa os conjuntos de anúncios?

  1. Posicionamentos diferentes com anúncios específicos para cada posicionamento
  2. Garantir um valor gasto num determinado público
  3. Análise isolada (quando eu quero analisar o resultado de um úncio público
  4. Públicos com níveis de aquecimento diferentes
  5. Anúncio específico para um determinado público

Quando a gente une os conjuntos de anúncios?

  1. Verba muito pequena
  2. Segmentação é muito pequena
  3. Públicos muito parecidos
  4. Conjuntos de anúncio que não gastam dinheiro (aprendizado limitado)
  5. Limite de anúncios por página

Recomendações finais:

  • Tente não ter mais do que 8 conjuntos de anúncios por campanha, se tiver entre 4-6 está ótimo
  • Tome muito cuidado para não ultra-segmentar seus conjuntos de anúncio, seja cuidadoso nas exclusões
  • Dividir suas campanhas em: quente e frio, é normalmente uma boa estratégia
  • Sempre separe conjuntos de anúncio em feed/stories/reels
  • Unir conjuntos, separar campanhas, reorganizar a porra toda é sempre um ótimo teste quando você está com os resultados muito ruins

Exclusões -> evitar sobreposição

A -> (melhores públicos e mais qualificados)
B-A
C-B-A -> (maiores públicos e menos qualificados)
D -> (público frio) entre públicos frios não se faz exclusão
E -> (público frio)

Nomenclaturas:

  • Campanha: [OBJETIVO] [NOME] [PÚBLICO QUENTE/FRIO] [FEED] criativo (convite)
  • Conjunto de anúncios: nome do público
  • Anúncio: AD99 – Criativo (convite)
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Criação de conteúdo para as redes sociais

O que você vai aprender?

São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.

  1. Aprenda a produzir o primeiro criativo para o Facebook ou o Instagram.
  2. Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
  3. Saiba como planejar e criar conteúdo de imagens, vídeos e textos.

Como fazer bons anúncios?

Como fazer bons anúncios?

O segredo da gestão de tráfego, são os anúncios online. Você precisa aprender a fazer criativos para depois poder escalar.

Dica 0 – melhores criativos

  • Anuncie para o público quem te conhece (se não tiver, faça campanha de alcance)
  • Públicos que você já testou

Dica 1 – Fique confortável

  • Grave seus anúncios da forma mais confortável para você (pode ser sentado ou em pé)

Dica 2 – Seja natural

  • Pratica todo dia no Instagram
  • Trabalho + tempo + ambiente
  • Grave anúncios conversando com outras pessoas

Dica 3 – Dê um nome para sua câmera

Dica 4 – Erre rápido e conscientemente

  • Meça o tempo por anúncio (medir para evoluir)

Dica 5 – Crie um Swipe file de anúncios que você viu e gostou

  • entre na biblioteca de anúncios e escolha 3 anúncios por semana e organize

Dica 6 – Seja o maior ladrão de anúncios do velho oeste

  • 3 anúncios novos por semana

Dica 7 – Divida o seu anúncios em partes

  • Gancho: pergunta
  • Corpo: o quê, onde e quando
  • CTA

Como criar uma campanha de geração de cadastro?

Person using laptop

Vantagem: custo mais barato por cadastro, metrificação.

Desvantagem: ferramenta externa de para conectar o Facebook Lead Ads ao nosso CRM (Integromat, Zapier).

Importante: depois que o lead se cadastra, é importante que ele receba uma mensagem sua instantaneamente.

Como criar um formulário no Facebook

Formulários: Entre na sua página do Facebook, vá em ferramentas de publicação -> biblioteca de formulários -> criar um formulário.

Dê um nome ao formulário, tipo de formulário – > mais volume, apresentação -> usar a imagem do seu anúncio, título -> insira um título curto e escreva uma descrição, perguntas -> email (quanto mais informações você pedir, mais caro vai ficar o lead), política de privacidade -> link da sua página, texto do link -> Visualizar a Política de Privacidade da Impactar, conclusão -> Verifique o seu e-mail para confirmar a sua inscrição, descrição -> Muito obrigado por se inscrever. Não esqueça de ver o e-mail que acabei de te mandar para confirmar a sua inscrição, botão -> Ver site, texto para chamada para ação -> Saiba mais, link -> pode ser o link da página, Telegram, WhatsApp etc, publicar.

Como criar o público

Entre no gerenciado de anúncios e clique em públicos e siga o passo a passo:

Público personalizado -> formulário de cadastro -> eventos -> pessoas que abriram, mas não enviaram o formulário -> seleciona a sua página -> seleciona o formulário de cadastro ou marca todos -> nomeia esse público.

Importante: você também tem que criar o público de quem enviou o formulário de cadastro, e esse público é como se fosse o público da página de obrigado e vai ser usado para fazer a exclusão de públicos.

Como criar o conjunto de anúncios

Você precisa selecionar formulários instantâneos em método de cadastro.

Como criar o anúncio

O processo é o mesmo, a única diferença é que você precisa selecionar o formulário instantâneo que você criou, e quando a pessoa clicar no seu anúncio, vai abrir o formulário para ela se cadastrar.

GUIA DE ESTUDO GRÁTIS!

Neste guia de estudo, compartilhamos informações sobre o Exame de Certificação Internacional de Marketing Digital.

Sobre o autor

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

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